Foto: Marcelo Casal Jr. / Agência Brasil
Aposentados e pensionistas que ganharam ações contra o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e vão receber o pagamento em precatórios têm até o dia 2 de abril para entrar na lista e receber os valores em 2023.
O prazo, que antes era de 2 de julho até 1º de julho do ano seguinte, foi reduzido pela PEC dos Precatórios. Quem não estiver nessa lista até abril só poderá receber o dinheiro a partir de 2024.
Os precatórios são dívidas públicas acima de 60 salários mínimos (R$ 72.720 em 2022). Entram na lista de pagamentos os cidadãos que têm vitória garantida na Justiça em todas as instâncias e que já passaram da fase de execução (quando o juiz faz o cálculo dos valores a receber).
Para ser pago em 2023, é preciso ter um precatório com ordem expedida entre 2 de julho do ano passado até 2 de abril deste ano.
Apesar disso, nem todos os inscritos nessa lista devem receber o dinheiro em 2023. A PEC dos Precatórios criou limites para o pagamento, que, em 2022, não deve passar de R$ 45 bilhões. A prioridade é para quem ganhou causas menores de até 60 salários mínimos, idosos acima de 80 anos e pessoas com doenças crônicas.
Os sites dos seis TRFs geralmente possuem um link chamado Precatórios, onde é possível pesquisar pelo CPF se o Precatório ou RPV já foi expedido.
Com o número do processo, é possível ver as informações públicas da ação e verificar se o atrasado já foi autuado pela Justiça e a data em que esse pedido de pagamento ocorreu. Mais detalhes podem ser acessados com a ajuda do advogado responsável pela ação.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…
O Drex, versão digital do real regulamentada pelo Banco Central (Bacen), está prevista para ser implementada…
Abrir um negócio exige uma série de cuidados e demanda algumas ações por parte do…
A reforma tributária, aprovada no final de 2024, trouxe uma novidade que pode mudar a…
Se você já pensou em baixar uma versão modificada do WhatsApp, talvez seja hora de…
Se planejar financeiramente para a aposentadoria pode parecer um desafio, mas quanto antes você começar,…