Foto: Andre Borges | Agência Brasília
Em 2020 os processos para a renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), haviam sido suspensos por conta da pandemia.
Com isso, os documentos vencidos ganharam mais um ano de validade, mas agora, os motoristas precisam estar atentos ao calendário que estabelece o prazo de renovação previsto para este ano.
Quem possui CNH cujo vencimento ocorreu entre 1º à 31 de junho de 2020, deve fazer a renovação até o dia 30 de junho.
Vale ressaltar que esse procedimento garante a regularidade do documento, além de evitar multas de trânsito. Devido à importância desse tema, elaboramos este artigo com as demais datas para você saber quando renovar sua CNH em 2021.
Então, continue conosco e aproveite para tirar suas dúvidas sobre esse procedimento.
Para saber quando renovar sua habilitação, verifique o mês de vencimento que consta no documento. Se ela tiver vencido em 2020 quando a obrigatoriedade estava suspensa, você deverá fazer a renovação no mesmo mês.
Para que você entenda melhor, vejamos o calendário que foi estabelecido para a renovação deste ano:
Por outro lado, caso sua CNH já tenha vencido entre os meses de janeiro a maio, você pode ser multado pelas autoridades que realizam a fiscalização do trânsito.
Então, a orientação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), é regularizar o documento o quanto antes.
Para os condutores que possuem CNH com vencimento previsto para 2021, vale ressaltar que está mantida a regra regra normal.
Lembre-se ainda que a legislação permite dirigir por até 30 dias com o documento vencido, assim, após este período, o condutor que for flagrado será autuado. Neste caso, a falta é gravíssima e a multa é de R$ 293,47.
Também é acrescido sete pontos na habilitação do motorista que está trafegando de forma irregular, podendo ainda ser feito o recolhimento da CNH.
Para facilitar o acesso ao serviço, em grande parte dos estados a renovação é realizada pela internet.
Diante disso, o motorista deve acessar o site do Detran de seu estado e solicitar a renovação, que é feita através do preenchimento de um formulário que contém todos os dados do condutor.
Depois disso, faça a emissão da guia Documento de Arrecadação Estadual (DAE). No documento constará ainda informações sobre a clínica onde você será submetido aos devidos exames para constatar que está apto a dirigir.
Quem exerce atividade remunerada e trabalha com as categorias C, D e E também devem fazer o exame toxicológico. Se você for considerado apto, a sua CNH será emitida.
Para verificar o documento, o condutor pode fazer o download da versão da CNH-e, que é acessada através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Uma vez baixado, ele substitui o documento impresso, porém, só é válido oficialmente se for apresentado por meio do aplicativo CDT.
Ainda através desse sistema, os motoristas têm acesso a outras informações, como por exemplo, a primeira habilitação, reabilitação (quando o condutor perde a carteira) e a adição de categoria.
Por Samara Arruda
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
A Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, está com 64 vagas abertas em suas…
Atualmente, é possível alterar a ocupação de forma simples e objetiva, mas muitos empreendedores ainda…
Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…
A digitalização acelerada dos negócios no Brasil trouxe uma série de facilidades, mas também criou…
Com o prazo de entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) se aproximando,…
A contabilidade é uma área que exige técnica, ética e, claro, um bom relacionamento interpessoal.…