Direito

Preocupação com reputação da marca faz pedidos de dossiês sobre pessoas jurídicas crescer 42%

O risco de ter a reputação arranhada por associar a marca a organizações envolvidas em problema de qualquer ordem com a justiça parece estar cada vez mais precificado entre as empresas que não estão dispostas a arcar com este prejuízo.

A constatação é do Kronoos, plataforma SaaS para compliance que realiza pesquisas em milhares de fontes para conferir a idoneidade de pessoas e empresas.

De acordo com a instituição, o volume de pedidos de dossiês de compliance sobre Pessoas Jurídicas teve um crescimento de 42% entre janeiro e novembro de 2023, em relação ao mesmo período do ano passado.

Um levantamento realizado pela startup revela que, ao todo, foram registrados na base de dados da empresa 19.282 solicitações de estudos deste tipo.

Neles, são verificados desde aspectos mais comuns, como as movimentações relacionadas a crédito, até situações mais complexas como a possibilidade do envolvimento em possíveis processos judiciais, casos de corrupção, problemas ambientais, crimes financeiros, checagem de imóveis e bens, conflitos de interesses, recuperação de bens, entre outros.

 O CEO do Kronoos, Alexandre Pegoraro comenta que a repercussão negativa para a imagem das corporações envolvidas em diversos casos recentes parece ter feito as empresas entenderem que associar suas marcas com empreendimentos que apresentam este tipo de situação causa uma modalidade de prejuízo que, apesar de intangível, certamente se reverte em um grande impacto para os negócios. 

“Desta forma, elas estão se conscientizando que cabe a elas tomarem todos os cuidados para que isto não aconteça. Neste aspecto, os cuidados respondem pelo nome de tecnologia aplicada a uma metodologia específica”, explica.

 Para a realização dos dossiês de compliance, o Kronoos usa mineração de dados com objetivo de confrontar grandes conjuntos de informações para identificar anomalias, padrões e relacionamentos. Esse trabalho é feito por sistemas inteligentes que combinam Big Data Analytics, estatística, inteligência artificial e machine learning para gerar análises úteis para os objetivos dos usuários.

 “A grande vantagem é a possibilidade de automatizar a busca e compilação de dados em diversos bancos de dados nacionais e internacionais. A tecnologia viabiliza investigações em mais de 3.500 fontes com o resultado da pesquisa sendo entregue em menos de 1 minuto”, conclui.

Bia Montes

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