Chamadas

Prepare seu bolso: Aluguel ficará mais caro em 2023

O brasileiro que paga aluguel deve preparar o seu bolso, em 2023 o valor vai subir, de acordo com Índice Geral de Preços — Mercado (IGP-M) apesar de ter ficado negativo em 0,97% no mês de outubro, ainda acumula uma alta de 5,58% em 12 meses.

Isso significa que em 2023, o valor dos aluguéis poderá ter um reajuste superior aos 5%, quando comparados a este ano.

No entanto, o reajuste será bem inferior ao que ocorreu em 2022, tendo em vista o cenário de 2021, quando a inflação do aluguel (IGP-M), havia subido 17,78%.

Mas não é só o aluguel que irá mexer com o bolso dos brasileiros, outras contas também vão subir de preço.

Leia Também: Obrigações acessórias: Saiba todas novidades e se planeje para 2023!

Conta de luz vai subir de preço

A conta de luz também vai subir no ano que vem, de acordo com cálculos realizados por pessoas ligadas ao setor, as tarifas de energia elétrica também mexeram com o bolso do trabalhador. A previsão para o próximo ano é um reajuste de 5% em média. 

Caberá ao consumidor continuar fazendo uma verdadeira ginástica para economizar energia e evitar pagar uma conta muito alta. Por outro lado, medidas adotadas este ano para amenizar os efeitos da alta na conta de luz, deverão continuar vigentes em 2023, como a devolução de créditos tributários e o novo aporte da Eletrobras.

Outro fator positivo é o período de chuvas que tem deixado os reservatórios das usinas hidrelétricas em níveis mais elevados, além do novo aumento na geração de energia eólica e solar, que possuem fonte de custo menor para geração de energia comparadas às hidrelétricas e térmicas.

IPVA mais caro

Motoristas de todo o país já estão preocupados com o valor do IPVA que deverão pagar no ano que vem. Em 2022, o IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor), registrou aumento de 22% devido à valorização dos veículos, porém, em 2023, ainda teremos uma alta expressiva nos valores do imposto.

Leia Também: IPVA 2023: 35 doenças que garantem isenção do imposto

Antes, o condutor estava habituado a pagar menos no valor do IPVA devido à desvalorização anual do veículo, porém, neste ano, houve uma valorização, não da mesma forma que ocorreu em 2021, mas teremos um reajuste que pesará no bolso dos brasileiros.

O carro usado acumulou uma alta de 8,1% nos últimos 12 meses, conforme o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do mês de setembro.

Deste modo, em 2023, o aumento 8,1% será incluído no valor do Imposto a ser pago no ano que vem. Com isso, o IPVA continuará caro.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

IR 2025: qual a diferença entre dependente e alimentando?

A declaração do Imposto de Renda (IR) pode ser realmente estressante e um pouco complicada…

13 minutos ago

Golpes tributários: o risco das restituições indevidas no Simples Nacional

Cada vez mais vemos casos de empresas que enfrenta problemas com golpes dos mais variados…

35 minutos ago

INSS: extrato para declaração do IR 2025 já disponível

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que vão declarar Imposto de…

59 minutos ago

Bloco H: empresas devem incluir no Sped Fiscal até dia 28

O Bloco H é uma etapa que faz parte da EFD (Escrituração Fiscal Digital) do…

2 horas ago

Ser MEI vale a pena? Entenda como funciona e aproveite todos os benefícios!

O MEI é um regime tributário que surgiu para facilitar a formalização como empresa das…

2 horas ago

Feirão Limpa Nome chega a todas as agências dos Correios para renegociar dívidas

A partir de hoje, segunda-feira (dia 24), dez mil agências dos Correios espalhadas por todo…

3 horas ago