Política

Presidência da Embratur: Lula exonera aliado de Bolsonaro e nomeia Freixo

Gilson Machado, ex-ministro do Turismo de Bolsonaro, foi exonerado da presidência da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), pelo atual presidente Lula. 

Machado ocupou o cargo desde novembro de 2022, agora quem ocupa seu lugar é Marcelo Freixo que assumi o comando da agência. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já havia anunciado que indicaria Freixo para o cargo, porém não havia nada formalizado.

Freixo ficará no comando da Embratur por quatro anos, com isso ele perde o mandato de deputado federal a partir da posse de parlamentares em 1º de fevereiro.

Leia Também: Lula sanciona lei que cria a Política Nacional de Educação Digital

Arrumar a Casa

Ao ser nomeado, freixo afirma que o primeiro passo à frente é “arrumar a casa”. Ele agradeceu a confiança do presidente Lula e ressalta que o principal objetivo hoje é “recuperar a imagem do Brasil no exterior”.

Segundo Freixo, desta forma o país atrairá mais turistas e com isso mais investimentos e consequentemente criar mais empregos. Freixo falou que a atual situação na Embratur hoje é de caos administrativo e ineficiência.

Ele afirma que é necessário fazer um pente fino nos contratos para “acabar com o desperdício”. Ele também frisou que a agência fará uma gestão técnica e transparente.

De agora em diante, segundo ele o foco no marketing será retomado, e a promoção e apoio à comercialização do Brasil no exterior, também. Tudo isso será baseado na “inteligência de dados, parcerias com o mercado, investimento em inovação, inserção da agenda de sustentabilidade e ações climáticas”, afirmou.

Freixo destaca que sua missão é protagonizar o turismo brasileiro como ele merece e como o mundo espera. Ele terminou dizendo que a ele tem a “convicção de que com muito trabalho, determinação e diálogo alcançaremos nosso objetivo”.

Leia Também: Lula confirma novo adicional de R$ 150 no Bolsa Família para estas famílias

Embratur

A Empresa foi criada em 1952 pelo Decreto-Lei n. 55 de 18 de novembro de 1952 como empresa pública vinculada ao então Ministério da Indústria e do Comércio. 

Durante o governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso, o agora Instituto Brasileira de Turismo recebeu o status de estatal. No governo Bolsonaro em 2020 o então presidente sancionou a lei através da MP 907/2019, transformando a autarquia em serviço social autônomo.

A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), é um serviço social autônomo, seu objetivo é planejar, formular e implementar ações de promoção comercial de produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros no exterior, em cooperação com a administração pública federal.

De acordo com a Agência sua missão institucional é apresentar ao mundo os incríveis e sustentáveis destinos brasileiros, fomentando o desenvolvimento econômico e social do País.

Esther Vasconcelos

Estudante de nutrição e apaixonada por meios de comunicação, trabalhando atualmente como redatora no Jornal Contábil.

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

8 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

11 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

18 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

18 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

18 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

18 horas ago