Política

Presidência do Senado: Rodrigo Pacheco é reeleito com 49 votos

27 senadores tomaram posse nesta quarta-feira (01), no início dos trabalhos do legislativo, e na primeira sessão, Rodrigo Pacheco foi reeleito para a presidência da casa, derrotando o ex-ministro do governo Bolsonaro Rogério Marinho.

Salão Azul lotado e sem as marcas dos ataques de 8 de janeiro, as vidraças e os espelhos destruídos foram trocados, o carpete do Salão Azul vai ser substituído depois do Carnaval.

Dentro do plenário 27 senadores tomaram posse e apenas quatro deles se reelegeram, mas a posse dos eleitos não foi o principal assunto do dia, o que deteve a atenção dos parlamentares foi a eleição polarizada para a presidência do Senado.

Leia Também: Lula defendeu alterações em acordo entre União Europeia e Mercosul!

Pacheco X Marinho

Rodrigo Pacheco que entrou na disputa com o apoio do Palácio do Planalto, era considerado favorito, viu a candidatura do ex-ministro de Bolsonaro Rogério Marinho crescer nos últimos dias, o senador Eduardo Girão do podemos do Ceará que também havia apresentado candidatura à presidência desistiu, e declarou apoio Rogério Marinho.

No discurso na Tribuna, Rodrigo Pacheco criticou o revanchismo ao Supremo e lembrou que a gestão deles sempre foi defensora da vacina contra covid-19, que tiveram projetos da pandemia e que não foram negacionistas.

Pacheco também ressaltou sua gestão não menosprezou a vacina e sim defedeu a vacina, lembrou também que aprovaram todas as medidas Provisórias inerentes ao combate à pandemia vindas do governo federal.

Na tentativa de reforçar a candidatura de Marinho, a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro, participou da sessão de posse, durante o discurso, o ex-ministro defendeu a mudança de rumos dentro do senado federal e criticou os atos contra a democracia.

Leia também: Presidente Lula retira indicações a cargos no governo feitas pelo ex-presidente Bolsonaro

Vitória de Rodrigo Pacheco

Porém, o empenho a favor do ex-ministro não foi suficiente, e Rodrigo Pacheco foi reeleito. Pacheco venceu com 49 votos, oito além do necessário.

Marinho teve apoio de 32 parlamentares, a vitória com boa margem de segurança foi comemorada pela base aliada de Lula, que ligou para o senador logo após o resultado 

Marinho cumprimentou o adversário, e na saída do plenário disse que vai exercer o papel da oposição. No discurso Rodrigo Pacheco defendeu a democracia e bateu firme na radicalização política.

PSD, PL, MDB, União Brasil, e o PT dividem as maiores bancadas, mas independentemente do perfil progressista ou conservador da nova composição do Senado o governo aposta no diálogo e quer aproveitar a vantagem na vitória de Pacheco.

Esther Vasconcelos

Estudante de nutrição e apaixonada por meios de comunicação, trabalhando atualmente como redatora no Jornal Contábil.

Recent Posts

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

6 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

6 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

6 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

6 horas ago

Desperdício zero: Como reduzir os impostos da sua empresa de forma legal e eficiente

Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…

6 horas ago

Os 5 concursos públicos mais aguardados de 2025

Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…

9 horas ago