Vials of AstraZeneca vaccine against the coronavirus disease (COVID-19) are pictured in Huelva, Spain March 24, 2021. REUTERS/Marcelo del Pozo
Suas palavras surgiram no momento em que surgiu uma divisão entre partes da Europa e os Estados Unidos sobre a melhor forma de aumentar a produção global de vacinas.
Atualmente, cerca de 1,25 bilhão de doses foram administradas em todo o mundo.
No entanto, menos de 1% foi dado aos 29 países mais pobres do mundo, de acordo com a agência de notícias AFP (Agence France-Presse).
Os países ricos, por outro lado, estão acelerando suas campanhas de vacinação. No Reino Unido, 67% da população recebeu a primeira dose e nos EUA 56% dos elegíveis receberam uma dose.
Na sexta-feira, a União Europeia concordou em comprar mais 900 milhões de doses da vacina Pfizer / BioNTech, com opção de mais 900 milhões.
A África do Sul e a Índia argumentam que a renúncia de patentes significaria que as receitas secretas da vacina seriam lançadas e outros países poderiam começar a produzir as doses que salvam vidas, potencialmente reduzindo o custo.
A Índia está atualmente nas garras de uma segunda onda devastadora, que só no sábado, 08, deixou mais de 4.000 mortos.
Esta semana, os EUA apoiaram a isenção proposta.
O plano também tem o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Papa Francisco, que afirmou no sábado que o mundo estava infectado com o “vírus do individualismo”, com “as leis da propriedade intelectual” superando as leis do amor e da saúde da humanidade ”.
O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, esperava obter o apoio da União Europeia, falando com líderes que se reuniram no sábado por videochamada.
No entanto, ele falhou em garantir o apoio que buscava, com os líderes da UE permanecendo céticos. Macron argumentou que aumentar as exportações e a produção é a melhor maneira de resolver a crise.
“A chave para produzir vacinas mais rapidamente para todos os países pobres ou intermediários é produzir mais”, disse Macron.
Ele destacou os Estados Unidos em particular, pedindo que “acabem com as proibições de exportação não só de vacinas, mas de ingredientes para vacinas, que impedem a produção”.
Na sexta-feira, o deputado Macron havia apontado o fato de que, até o momento, “100% das vacinas produzidas nos Estados Unidos são para o mercado americano”.
Os Estados Unidos, que se comprometeram a doar 60 milhões de doses de seu estoque de AstraZeneca nos próximos meses, impuseram restrições à exportação das matérias-primas necessárias para produzir as vacinas.
Emmanuel Macron observou que o Reino Unido também impôs restrições às exportações de vacinas. O primeiro-ministro Boris Johnson negou que haja uma proibição, no entanto, informações disponíveis publicamente sugerem que as vacinas não estão sendo exportadas do Reino Unido.
A Alemanha e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, expressaram oposição a uma renúncia.
Ursula disse a repórteres que renunciar a patentes de propriedade intelectual “não traria uma única dose de vacina no curto e médio prazo”, enquanto a Alemanha disse que não eram as patentes que impediam a produção.
Outros apontaram outros problemas com o plano de renúncia, que os críticos dizem que retira recompensas financeiras dos desenvolvedores de medicamentos de ponta.
Por exemplo, a BioNTech, empresa alemã que fez parceria com a Pfizer, afirma que a validação dos locais de produção para produzir sua vacina pode levar até um ano.
A propriedade intelectual descreve criações, como invenções, que são protegidas por patentes, direitos autorais e marcas registradas. Isso evita a cópia e permite que o autor seja recompensado financeiramente.
As patentes dão às empresas inovadoras um monopólio de produção de curto prazo para cobrir os custos de desenvolvimento e estimular o investimento.
As empresas de biotecnologia argumentam que essa proteção forneceu incentivos para a produção de vacinas Covid em tempo recorde.
Conteúdo traduzido da fonte BBC News por Wesley Carrijo para o Jornal Contábil
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…