Chamadas

Presidente sanciona o uso de recursos da reforma do Imposto de Renda para o Auxílio Brasil

A lei sancionada alterará a Lei de Diretrizes Orçamentárias do ano de 2021 (LDO 2021), as informações são de que as mudanças só serão válidas para a realização deste exercício fiscal. É uma das medidas adotadas pelo governo federal para garantir a concretização do novo programa voltado para o social.

O Auxílio Brasil ainda encontra dificuldades e seu lançamento próximo faz com que ocorra a pressão para a aquisição de recursos. Ele será o substituto do Bolsa Família e deverá começar os pagamentos em novembro deste ano. 

Sanção com vetos

O projeto de lei obteve a sanção presidencial, todavia, algumas partes foram vetadas. os vetos ocorreram conforme solicitações do Ministério da Economia sob a justificativa de não prejudicar a gestão fiscal do país. 

Foi vetada a determinação que previa a não obrigação do cumprimento do percentual mínimo de aplicações e investimentos nos serviços públicos de saúde. O veto se deu devido ao cenário atual de pandemia de Sars-CoV-2 que desvelou a necessidade de investimentos contantes no setor de saúde pública. 

As determinações do projeto de lei que previa o pagamento em única parcela de obras de engenharia também foram vetadas, isso ocorreu devido a questões orçamentárias. 

Apesar desses vetos o projeto de lei foi sancionado com a determinação que prevê a autorização da inclusão de aditivos nos contratos referentes a obras estagnadas. 

A base de apoio do governo será a patrocinadora desta medida, tento em vista que atender os interesses para o próximo ano eleitoral. 

Problemas orçamentários do Auxílio Brasil

O novo programa de assistência governamental vêm enfrentando várias dificuldades na obtenção de recursos para custear as transferências de renda para a população de baixa renda. 

Para concretizar o programa, o governo federal busca alternativas de subsídios necessários para a realização dos repasses. A princípio, a atual gestão do país afirmava que  valor da assistência seria 50% maior do que a fornecida pelo Bolsa Família. 

Todavia, as inseguranças orçamentárias fazem com que a expectativa seja refreada. A sanção presidencial do projeto de lei que permite a utilização dos recursos obtidos com a reforma do Imposto de Renda é apenas uma das várias propostas fomentadas pelo governo. 

Várias propostas de alterações tributárias tramitaram pelo Congresso Nacional nos últimos meses, a reforma do Imposto de Renda já obteve a aprovação da Câmara dos Deputados. 

Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana

Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:

Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática. 

Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.

jornalcontabil

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

7 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

10 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

17 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

17 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

17 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

17 horas ago