Designed by @pressfoto / freepik
A hipertensão é uma enfermidade que tem como caraterística a elevação contínua da pressão sanguínea. Normalmente, essa elevação é um impedimento para o sangue circular pelos vasos sanguíneos de todo organismo, apesar do bombeamento realizado pelo coração. Essa dificuldade pode se tornar mais grave por condições como: diabetes, obesidade, ou aumento das taxas de colesterol.
Existem aparelhos que medem a pressão. Quando a aferição é maior que 14 por 9, o paciente tem pressão alta. Em alguns casos a pressão pode ultrapassar o número 18 por 12.
O auxílio-doença, também conhecido como auxílio por incapacidade temporária, é um provento concedido pelo INSS aos segurados que apresentem incapacidade temporária para exercer suas atividades de trabalho. Essa impossibilidade deve ter duração mínima de 15 dias consecutivos.
Muitos trabalhadores portadores de hipertensão, que solicitaram o auxílio-doença do INSS tiveram seus pedidos negados; porém essa regra não é unanimidade. Quando a doença prejudica o segurado de forma intensa, tornando-o impossibilitado de exercer suas atividades de trabalho, é preciso um período de tratamento específico. O INSS entende que a hipertensão pode acontecer de maneira mais severa para algumas pessoas, podendo ocasionar problemas cardíacos que necessitem de intervenção cirúrgica.
Requisitos para requerer o benefício
É importante ressaltar, que o trabalhador deve comprovar a sua condição, através de exames, consultas e laudos médicos. O benefício só será concedido quando o segurado passar pela perícia médica do INSS.
Antes de explicarmos os detalhes do benefício, precisamos explicar como ele é definido.
A aposentadoria por invalidez, também conhecida como aposentadoria por incapacidade permanente, é um benefício garantido pelo INSS, aos segurados que apresentam impossibilidade total e permanente para exercer suas atividades laborais, não podendo ser remanejados para outro cargo.
Geralmente, a hipertensão não impede que o trabalhador realize suas atividades laborais, mas existem alguns casos mais graves, onde o funcionário pode solicitar o benefício.
Quando a pressão alta não é devidamente tratada, pode causar AVC que pode trazer sequelas para o paciente, então o segurado fica incapacitado de forma permanente para o trabalho.
Vale ressaltar, que para o trabalhador conseguir a aposentadoria por invalidez, será preciso que ele se submeta a uma perícia médica do INSS, comprovando a sua condição.
Requisitos para requerer a aposentadoria por invalidez:
Vale destacar, que o benefício terá validade enquanto a condição de incapacidade continuar, porém o INSS pode solicitar uma perícia médica a cada dois anos. Essa regra não é aplicada aos segurados com idade superior a 60 anos, ou com mais de 55 anos de idade e 15 anos de benefício por incapacidade.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…
Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…
O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…
Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…
O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…
O Drex, versão digital do real regulamentada pelo Banco Central (Bacen), está prevista para ser implementada…