Designed by @pressfoto / freepik
A perícia médica do INSS é uma das etapas mais importantes para que seja concedido ao segurado benefícios previdenciários e por se tratar de uma etapa importante existem muitas dúvidas de como funciona, quando fazer e o que é avaliado.
A maioria dos segurados buscam a ajuda de profissionais especializados na área, com isso eles conseguem ter mais informações e mais tranquilidade ao processo.
Pensando na matéria de hoje vamos esclarecer algumas dúvidas, no decorrer da matéria vamos listar pontos importantes sobre este assunto.
Existem três principais benefícios que requerem perícia médica:
Existe um benefício chamado LOAS, o mesmo pode ser solicitado por idosos e portadores de deficiência, comprovando situação de vulnerabilidade.
O LOAS é de caráter Assistencial e deve ser analisado pelo Serviço Social e pela perícia médica do INSS.
Para ser concedido a algum benefício é necessário que o segurado passe pela perícia médica do INSS.
Na Perícia será analisada o estado de saúde do segurado através de exames clínicos e da documentação sobre doenças e acidentes.
O perito poderá atestar a capacidade ou incapacidade do trabalhador para dar continuidade às suas atividades laborais.
É importante destacar que esta perícia constata a doença ou acidente em si, mas o foco principal é comprovar se a atual condição de saúde do segurado se encaixa em alguma destas situações.
Veja:
Esta perícia deve ser agendada junto ao Instituto Nacional do Seguro Social, podendo fazer isso de duas formas:
Existe uma central de atendimento do INSS que atende pelo telefone 135, esse número está disponível de segunda à sábado, das 7 às 22 horas- horário de Brasília.
É possível agendar sua perícia médica indo em uma agência, mas lembre-se o INSS trabalha com atendimento agendados, portanto é necessário marcar um dia e horário para ser atendido por eles.
É importante destacar que esta perícia é em função de comprovar a incapacidade laborativa temporária ou permanente decorrente de uma doença ou acidente.
Sendo assim tenha em mãos todas as documentações exames médicos atualizados que comprovem a incapacidade laborativa, como:
Documentação pessoal:
Além disso é importante levar documentos pessoais de identificação, para que o atendimento possa ser realizado normalmente.
Basta seguir estes passos:
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Laís Oliveira
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…