Categories: ChamadasINSS

Previdência: Trabalhador contribuirá 40 anos para se aposentar com 100% do salário

O trabalhador precisará contribuir 40 anos para aposentar-se com 100% da média do salário de contribuição, informou ontem (20/2) o Ministério da Economia. A nova fórmula de cálculo do benefício substituirá o fator previdenciário, usado atualmente no cálculo das aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Atualmente, os benefícios do INSS são calculados da seguinte forma: sobre a média dos 80% das maiores contribuições para a Previdência incide o fator previdenciário, que mistura expectativa de vida e tempo de contribuição. A aplicação do fator previdenciário resulta em aposentadorias mais elevadas para quem trabalha mais tarde e em benefícios menores caso a expectativa de vida da população aumente.

Pelas novas regras, o trabalhador com 20 anos de contribuição começará recebendo 60% da média das contribuições, com a proporção subindo dois pontos percentuais a cada ano até atingir 100% com 40 anos de contribuição. Caso o empregado trabalhe por mais de 40 anos, receberá mais de 100% do salário de benefício, algo vetado atualmente.

Durante o período de transição de 12 anos, no entanto, o limite de 100% continuará valendo, tanto para o setor público como o privado. Segundo o secretário de Previdência da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, Leonardo Rolim, o novo cálculo é mais simples que o fator previdenciário.

A proposta de reforma da Previdência está sendo detalhada no Ministério da Economia. Participam da entrevista o secretário especial adjunto de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco; o secretário de Previdência, Leonardo Rolim, e o secretário adjunto de Previdência, Narlon Gutierre. Também dão explicações o procurador-geral adjunto de Gestão da Dívida Ativa da União, Cristiano Neuenschwander, e o diretor de Programa da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, Felipe Portela.

FONTE: Agência Brasil

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Saque-aniversário do  FGTS: mudanças para quem sacar saldo

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que os 12,1 milhões de trabalhadores…

12 minutos ago

MEI: Uma nova cobrança pode surgir para alguns empreendedores!

Recentemente uma notícia sobre um aumento na cobrança mensal dos Microempreendedores Individuais (MEI) foi compartilhada,…

2 horas ago

O Impacto da Reforma Tributária nas Empresas: Desafios e Estratégias de Adaptação

A reforma tributária, amplamente debatida no Brasil, visa simplificar o complexo sistema de impostos e…

3 horas ago

É preciso declarar o Pix no Imposto de Renda 2025?

O pagamento pelo sistema Pix, lançado no ano de 2020, resultou em uma mudança nos…

3 horas ago

MEI: Atualização nas regras exclui e incorpora profissões em 2025

O Microempreendedor Individual (MEI) é um modelo mais simplificado de empresa e cujo objetivo é…

4 horas ago

Estudantes de Direito em SC Acusam Colega de Desviar R$ 77 Mil para Aposta em “Jogo do Tigrinho”

Acusações de desvio de dinheiro abalam turma de Direito em universidade de Santa Catarina. Uma…

5 horas ago