Prisão de Pavel Durov, fundador do Telegram, agita relações internacionais e levanta debate sobre moderação na plataforma

O bilionário Pavel Durov, fundador e proprietário do Telegram, foi preso ao desembarcar de seu jato particular em um aeroporto próximo a Paris na noite de sábado. A prisão ocorreu em meio a investigações sobre a plataforma, que tem sido acusada na França de facilitar a prática de crimes, como tráfico de drogas e pornografia infantil, devido à falta de moderação e à recusa em cooperar com as autoridades.

O Telegram informou que Durov deixou a Rússia em 2014 e posteriormente se estabeleceu em Dubai, onde a plataforma digital tem sua sede. A empresa também revelou que Durov possui cidadania dos Emirados Árabes Unidos e da França, onde obteve a nacionalidade em 2021. Dmitry Medvedev, vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, comentou que Durov deixou a Rússia para se tornar “um homem do mundo que vive bem sem sua pátria”, mas que agora recebeu um alerta, afirmando: “Ele calculou mal. Para todos os nossos inimigos comuns, ele é russo e, por isso, é considerado imprevisível e perigoso”.

Nascido em Leningrado, atual São Petersburgo, Durov, de 39 anos, formou-se em Filologia e é hoje detentor de uma fortuna avaliada pela Forbes em US$ 15,5 bilhões (mais de R$ 85 bilhões). Antes de fundar o Telegram, que possui cerca de 1 bilhão de usuários e está sediado em Dubai, Durov criou a rede social VKontakte, popular na Rússia e comparada ao Facebook. Em 2014, ele vendeu a VK e deixou a Rússia após se recusar a fornecer ao governo de Vladimir Putin informações sobre os usuários da rede social.

O Telegram tem enfrentado crescente pressão na Europa devido às preocupações das autoridades sobre seu uso por criminosos. No Brasil, o aplicativo foi ameaçado de bloqueio no ano passado pelo ministro Alexandre de Moraes

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

IR 2025: qual a diferença entre dependente e alimentando?

A declaração do Imposto de Renda (IR) pode ser realmente estressante e um pouco complicada…

10 minutos ago

Golpes tributários: o risco das restituições indevidas no Simples Nacional

Cada vez mais vemos casos de empresas que enfrenta problemas com golpes dos mais variados…

32 minutos ago

INSS: extrato para declaração do IR 2025 já disponível

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que vão declarar Imposto de…

55 minutos ago

Bloco H: empresas devem incluir no Sped Fiscal até dia 28

O Bloco H é uma etapa que faz parte da EFD (Escrituração Fiscal Digital) do…

2 horas ago

Ser MEI vale a pena? Entenda como funciona e aproveite todos os benefícios!

O MEI é um regime tributário que surgiu para facilitar a formalização como empresa das…

2 horas ago

Feirão Limpa Nome chega a todas as agências dos Correios para renegociar dívidas

A partir de hoje, segunda-feira (dia 24), dez mil agências dos Correios espalhadas por todo…

3 horas ago