Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Este ano começou conturbado por conta do novo aumento do número de casos de contaminação por Covid-19, além das infecções pelo vírus da gripe ou influenza (a doença causada pela combinação dos dois vírus).
Como resultado, algumas companhias aéreas – também afetadas por casos de Covid-19 entre seus funcionários – têm cancelado voos em todo o país, afetando centenas de passageiros.
Os passageiros afetados por cancelamentos de voos devem estar atentos à Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
As regras voltaram a vigorar em 1º de janeiro de 2022, dois anos após a criação de leis específicas durante a pandemia para remarcação de passagens em caso de cancelamentos e/ou reembolsos de voos.
De acordo com a Resolução 400, em caso de cancelamento de voo por parte da empresa aérea, o passageiro tem a opção de reembolso integral ou reacomodação em outro voo, além da prestação do serviço por outras modalidades.
Neste caso, não há cobrança de multa.
O passageiro que fizer o cancelamento pode ter que pagar multas previstas no contrato de prestação de serviços e ter o restante do valor restituído em 7 dias ou creditado de acordo com as regras da empresa.
Segundo Alex Vaz, superintendente do Procon Goiás, o Procon Goiás está sempre pronto para atender os consumidores.
“O consumidor que tiver dificuldade para fazer a remarcação do voo ou para receber o reembolso pode entrar em contato com a Anac ou com o Procon Goiás”.
Os canais do Procon Goiás são: teleatendimento – 151 (Goiânia) ou (62) 3201-7124 – para fazer o registro de denúncias ou esclarecimento de dúvidas – ou Procon Web para registrar a reclamação on-line ou agendamento para atendimento presencial. Confira a Resolução 400, da Anac.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…