Chamadas

Programa CNH Popular tem início no próximo dia 22. Conheça as regras

Muitas pessoas sonham em tirar a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mas muitas vezes esbarram com o custo financeiro que é para ter acesso ao documento. Pois saiba que em alguns estados é possível realizar este sonho sem custos. Trata-se do Programa CNH Popular.

O Programa CNH Popular é uma de Responsabilidade Social que existe desde 2011,  que oferece a oportunidade de pessoas tirarem a sua carteira de motorista. Trata-se de uma iniciativa de responsabilidade social e proporciona um atendimento especializado, com vagas limitadas.

A nova edição do programa CNH Popular concede a primeira habilitação a pessoas que vivem em vulnerabilidade social. Quem se habilita na categoria A (motos) ganha até um capacete.

Quer saber mais detalhes? Acompanhe

Governo do Ceará abrirá vagas

O Programa CNH Popular percorre vários estados do Brasil. Um dos que abrirá novas turmas é o estado do Ceará. De acordo com o governador do Ceará, Camilo Santana, o programa será lançado no próximo dia 22 de março. 

Desde 2009 o governo cearense realiza este programa e já ajudou quase 140 mil cidadãos a conseguirem sua primeira habilitação ou mudarem de categoria de forma gratuita.

São oferecidos todos os procedimentos, incluindo exames médico e psicológico, aulas teóricas e práticas e testes, para as categorias A (motos) e B (carro). O resultado do processo seletivo é informado por e-mail. Ainda não foi divulgada a quantidade de vagas que devem ser ofertadas neste ano de 2022, nem os critérios para participação. Estes serão divulgados no dia do lançamento do programa.

Os candidatos aprovados devem comparecer a uma unidade do Detran-CE para conferência de documentos, cadastro de biometria, registro de foto, realização de exames e encaminhamento para os centros de formação de condutores.

O programa é destinado para pessoas de baixa renda que atendam os seguintes critérios:

  • Pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico);
  • Pessoas com algum tipo de deficiência e pessoas egressas do sistema penitenciário;
  • Maiores de 18 anos com Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Como fazer a inscrição?

As solicitações da CNH Popular ocorrem de forma virtual por meio do site do Detran durante período de tempo especificado em cada edição do programa. Confira o passo a passo:

  • Entrar no site do Detran/CE;
  • Selecionar a opção “Habilitação” e seguir para a aba “Serviços de Habilitação”;
  • Em seguida, digitar o número do CPF;
  • Será necessário anexar ao cadastro um comprovante de residência, o RG, a identificação do Número de Identificação Social, o NIS (para quem faz parte do Bolsa Família) e o CPF;
  • Após anexar os documentos, basta finalizar o cadastro e acompanhar o processo pelo próprio site. A confirmação também deverá chegar via e-mail (cadastrado durante o processo).
Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Contabilidade: Inscrições para EQT 1/2025 seguem abertas até dia 6 de março

Os profissionais de contabilidade que tenham interesse em atuar em cargos de Auditoria e Perícia…

13 minutos ago

Exame de Suficiência de 1/2025 tem mais de 47 mil inscritos

A primeira edição do Exame de Suficiência de 2025, no dia 6 de abril, somou…

40 minutos ago

Contador, confira 3 dicas para cuidar da sua saúde mental

A rotina de um contador pode ser muito estressante e por conta da vida profissional…

2 horas ago

INSS: Fila e tempo de espera deve reduzir nos próximo meses

A fila de espera do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem se tornado notícia…

3 horas ago

Imposto de Renda: entenda a importância de um contador para o seu IR

Realmente o Imposto de Renda (IR) se tornou algo mais simples nos últimos anos, principalmente…

9 horas ago

O MEI tem direito a seguro-desemprego?

Para existir a possibilidade do Microempreendedor Individual (MEI) conseguir receber o seguro-desemprego, ele precisa trabalhar…

11 horas ago