A Receita Federal do Brasil (RFB) anunciou ontem (8), que o programa do Imposto de Renda (IR) 2023 seria liberado hoje, dia 9 de março, às 9:00.
E como prometido, o programa do IR já está liberado e pode ser acessado pelos milhões de contribuintes obrigados a enviar a declaração este ano.
Saiba mais sobre o programa do Imposto de Renda 2023 e tirem algumas dúvidas sobre a declaração deste ano nos próximos tópicos, boa leitura!
O Imposto de Renda de 2023, segundo a expectativa da Receita Federal, será o ano com maior número de declarações enviadas, um recorde, superando 2022.
A RFB espera receber até 39,5 milhões de declarações de IR este ano, o número é 3,2 milhões maior que em 2022, ano detentor do recorde de envios.
Neste ano, podemos destacar o incentivo da Receita Federal ao uso da declaração pré-preenchida e do PIX, os contribuintes que utilizarem terão prioridade na restituição do Imposto de Renda 2023.
Leia também: IR 2023: Movimentações Do Pix Devem Ser Declaradas?
Conceder prioridade aos contribuintes que utilizarem a declaração pré-preenchida para enviar o IR e/ou o PIX para receber a restituição, tem uma motivação, evitar erros e atrasos.
A Declaração pré-preenchida basicamente só precisa ser ajustada para ser enviada, isso evita que muitos contribuintes tenham que reenviar suas declarações, diminuindo erros e evitando que o sistema da Receita fique sobrecarregado.
Assim como a pré-preenchida, o PIX tem sua função no Imposto de Renda de 2023, que é evitar que os contribuintes indiquem contas bancárias com dados inconsistentes.
“Quando coloca o recebimento de restituição por PIX, isso eliminaria erros de informações bancárias que são gigantes. Parece que é uma coisa impossível, mas o cara errou a própria conta bancária. Os senhores não fazem ideia da quantidade desses erros” afirmou Mário Dehon, subsecretário de Arrecadação, Cadastros e Atendimento da Receita Federal.
Leia também: Como Declarar Os Gastos Com Saúde No Imposto De Renda 2023?
O programa do IR deste ano já está liberado desde as 9:00 de hoje (9), para baixar o programa clique aqui.
O Programa do Imposto de Renda 2023 só seria disponibilizado no dia 15 de março, quando começa o prazo de envio das declarações.
“A antecipação do PGD ajuda o contribuinte que, ao ter acesso às informações necessárias para a entrega da declaração, pode se organizar e juntar a documentação que for necessária. Além disso, deve evitar possíveis congestionamentos”, afirma a nota da Receita Federal.
O envio e as informações da declaração pré-preenchida, estarão disponíveis somente no dia 15 de março.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…