Imagem por @fongbeerredhot / freepik
O Governo Federal lançou o Programa Renegocia, um mutirão para negociar dívidas com empresas de telefonia, água, energia elétrica e instituições financeiras, entre outras.
O evento teve início no dia 24 e vai até o dia 11 de agosto, sendo uma iniciativa complementar ao Desenrola Brasil, focada em prevenir o superendividamento e garantir a preservação do mínimo existencial, criada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça.
Os cidadãos que desejarem participar do mutirão Renegocia devem procurar os órgãos de defesa do consumidor em todo o país, como Procons, Ministério Público, Defensoria Pública e associações de defesa do consumidor. Além disso, a plataforma consumidor.gov.br também estará disponível para a negociação das dívidas.
Leia também: Comissão De Energia Discute Políticas De Eficiência Energética No Brasil
Vale destacar que no mutirão, as dívidas relacionadas a pensão alimentícia, crédito rural e imobiliário não poderão ser renegociadas.
O objetivo do programa é proporcionar às pessoas a chance de recuperar o crédito, possibilitando melhores condições para efetuarem os pagamentos. O superendividamento afeta muitos brasileiros, quando não conseguem quitar suas dívidas sem comprometer sua própria sobrevivência.
O secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, destaca a importância do mutirão para promover uma ampla renegociação das dívidas e auxiliar as pessoas a reconstruírem sua cidadania.
O Renegocia é aberto a todos os consumidores que possuem dívidas em atraso, independentemente do valor das dívidas ou da renda.
O foco principal desse mutirão de negociação é prevenir o superendividamento, ou seja, evitar que os consumidores acumulem dívidas que excedam sua capacidade de pagamento.
Portanto, qualquer pessoa que esteja enfrentando problemas com dívidas em atraso pode participar dessa ação.
Para participar do Renegocia, os consumidores interessados devem buscar os órgãos de defesa do consumidor em sua localidade, como Procons, Ministério Público, Defensoria Pública e associações de defesa do consumidor, durante o período de 24 de julho a 11 de agosto.
Leia também: Santa Catarina Deduz Os Custos Com Energia Solar No Tratamento De Água
Outra opção disponível é utilizar o portal consumidor.gov.br para realizar a negociação das dívidas.
O portal Consumidor.gov é uma ferramenta que possibilita resolver conflitos de consumo de forma ágil e desburocratizada, sem a necessidade de instaurar um processo administrativo ou judicial, como destacado pelo Ministério.
É importante ressaltar que o site do Consumidor.gov é uma alternativa adicional para ampliar o atendimento à população e não substitui os serviços prestados pelos órgãos de defesa do consumidor, que continuam disponíveis pelos canais tradicionais.
Por: Gabriel Dau
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…