A isenção de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para a aquisição de veículo por motoristas profissionais e pessoas com deficiência física, pode se estender para 2026.
Isso porque está tramitando na Câmara dos Deputados o projeto de lei nº 5149/2020 de autoria da senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP).
O pedido, segundo ela, pretende fazer com que o prazo que teria fim em 2021, se estenda e continue beneficiando aqueles que necessitam.
Conforme justificou, a intenção é garantir a continuidade dessa iniciativa, que viabiliza o trabalho de milhões de profissionais que estão com dificuldade de encontrar vagas de emprego, e acabam optando pelo transporte autônomo de passageiros, além da inclusão das pessoas com deficiência que encontram inúmeras barreiras no transporte público.
“Entre os compromissos como Estado-Parte, devemos levar em conta a proteção dos direitos das pessoas com deficiência em todos os programas e políticas e, em relação aos direitos econômicos, sociais e culturais, a tomar medidas, tanto quanto permitirem os recursos disponíveis, a fim de assegurar progressivamente o pleno exercício desses direitos”, ressaltou Mara Gabrilli na justificativa do projeto.
Se aprovado, o projeto altera a Lei de Isenção do IPI para Compra de Automóveis (LEI Nº 8.989), que foi estabelecida em 1995 e garante a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados aos automóveis de passageiros de fabricação nacional, que são equipados com motor de cilindrada não superior a 2.000 cm³, de, no mínimo, quatro portas.
Atualmente, a legislação em vigor estabelece que podem obter a isenção os seguintes cidadãos:
Para obter a isenção, é preciso comprovar a realização de trabalho como taxista ou a condição de deficiência, que precisa ter ligação com a alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo, acarretando o comprometimento da função física.
Dentre as enfermidades aceitas para a isenção estão as seguintes condições:
Atualmente, a comprovação é feita por meio de laudos médicos e o pedido de isenção é reconhecido pela Secretaria da Receita Federal do Ministério da Fazenda, mediante prévia verificação de que o adquirente preenche os requisitos previstos nesta lei.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
Por Samara Arruda com informações da Agência Senado
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
A Reforma Tributária, com a promulgação da Lei Complementar nº 214/2025, introduziu mudanças significativas no…
O período de envio das declarações de imposto de renda 2025 ainda nem começou. Mas…
A temporada do Imposto de Renda (IR) é um período crucial para escritórios contábeis, representando…
Em um mercado saturado, a diferenciação é a chave para o sucesso. Empresas contábeis que…
A saúde financeira de uma empresa reside, em grande medida, na eficiente gestão do capital…
O governo federal se prepara para lançar nos próximos dias uma nova modalidade de crédito…