Imagem por @ijeab / freepik
O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), promulgou o Decreto Legislativo 30/23, com acordo entre Brasil e Emirados Árabes Unidos para cooperação e assistência mútua em assuntos aduaneiros. O texto foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (21).
Leia também: Entenda Como Funciona O Regime Especial De Entreposto Aduaneiro
O decreto legislativo corresponde à anuência do Congresso ao acordo assinado pelo governo. Para entrar definitivamente em vigor, o acordo, aprovado pela Câmara dos Deputados em 2022 e pelo Senado neste mês (PDL 331/21), ainda precisa da ratificação presidencial, feita por meio de decreto.
Firmado em 2019, o acordo busca assegurar a correta aplicação das legislações aduaneiras das partes e garantir a segurança da cadeia logística internacional, bem como prevenir, detectar, investigar e combater infrações aduaneiras.
Leia também: Receita Federal Divulga O Balanço Aduaneiro Referente Ao Ano De 2022
Já foram assinados e ratificados acordos de cooperação aduaneira do Brasil com África do Sul, China, Estados Unidos, França, Índia e Israel, além de tratados similares com o Mercosul e com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…