Chamadas

Pronampe abre nova linha de empréstimos para empresas

O Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) está de volta! As regras para a concessão de empréstimos foram divulgadas pelo governo e pela Receita Federal.

O Pronampe é um programa de crédito do governo federal, instituído pela Lei nº 13.999, de 18 de maio de 2020, destinado ao desenvolvimento e ao fortalecimento dos pequenos negócios.

Designed by Lucian Coman / shutterstock

A aprovação do PL 5.575 pelo Senado foi no dia 11 de maio e sua sanção pelo presidente em 2 de junho de 2021 transformando o Pronampe em política pública permanente.
Já nesta semana, as micro e pequenas empresas devem começar a receber os recursos do programa.

Vão poder ser beneficiados, ao todo, 5,3 milhões de empresas (4,3 milhões são integrantes do Simples Nacional e 1 milhão estão fora do simplificado), segundo a Receita Federal.

As empresas que participam do programa estão recebendo mensagens e também avisos das Instituições financeiras. Para ser validado os dados junto aos bancos, as empresas precisarão informar os valores de receita bruta relativa aos anos 2019 e 2020.

Juros do Pronampe

Para as micro e pequenas empresas que solicitarem o empréstimo, vão ter uma taxa de juros fixa máxima de 6% ao ano (mais a Selic). Ela atualmente está em 4,25% ao ano, desta forma, os juros do Pronampe hoje serão de 10,25% ao ano. Subindo a Selic, os juros também aumentam. O COPOM terá nova reunião no dia 3 de agosto de 2021.

Os empréstimos para as micro e pequenas empresas terá uma taxa de juros fixa máxima de 6% ao ano, mais a Selic. Atualmente a taxa básica dos juros da economia está em 4,25% ao ano, assim os juros do Pronampe hoje são de 10,25% ao ano.

Com uma possível nova subida da taxa Selic, os juros aumentam também. A próxima reunião do COPOM é no dia 3 de agosto.

Na segunda-feria, 5 de julho, a Receita Federal começou a enviar os avisos para as 4,5 milhões de empresas que tem direito ao Pronampe.

A mensagem será composta por informações a respeito da receita bruta de 2019 e 2020 e um código (hash code) para avaliação junto às instituições financeiras que participam do programa.

É necessário checar as informações de receita bruta, pois ela é quem determina quais empresas possuem direito ao Pronampe, e qual valor máximo que pode ser concedido.
As empresas registradas no regime Simples Nacional, podem conferir as informações no portal do Simples. Já as outras receberão o comunicado na caixa postal do e-CAC.

A Caixa Econômica Federal vai liberar R$ 6,3 bilhões através do Pronampe. A empresa para ter acesso ao crédito, precisará ir até a uma agência portando a comunicação que foi enviada pela Receita Federal. Para cada empresa, será liberado um crédito de até R$ 150 mil.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha — jornalista do Jornal Contábil

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Imposto de Renda: entenda a importância de um contador para o seu IR

Realmente o Imposto de Renda (IR) se tornou algo mais simples nos últimos anos, principalmente…

4 horas ago

O MEI tem direito a seguro-desemprego?

Para existir a possibilidade do Microempreendedor Individual (MEI) conseguir receber o seguro-desemprego, ele precisa trabalhar…

6 horas ago

Funcionário que falta no Carnaval pode ser demitido por justa causa?

O Carnaval está começando, sendo uma data comemorada em todo o Brasil, em alguns estados…

7 horas ago

Por que o Brasil é um dos países com mais usuários de cartões de crédito per capita do mundo?

O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…

11 horas ago

Imposto de Renda: o que é Malha Fina?

Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…

11 horas ago

Dicas para não errar ao preencher a Declaração Anual do MEI 2025

O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…

12 horas ago