Está valendo as novas regras do Pronampe para dar empréstimo a MEIs, micro e pequenas empresas. Na verdade o que mudou foi o prazo para pagamento que foi ampliado para seis anos e uma carência de 12 meses para começar a pagar a primeira parcela do empréstimo.
O microempreendedor individual (MEI) que solicitar um empréstimo pelo Pronampe terá o prazo máximo de 72 meses (seis anos) para pagar. O prazo anterior era de 48 meses (quatro anos). Sendo que o tomador do empréstimo terá até 12 meses para começar a pagar o empréstimo.
No que diz respeito aos juros, a taxa está limitada em 6% ao ano, mais a Selic (que atualmente está em 13,75% ao ano). Sendo assim, a taxa máxima via Pronampe é de até 19,75% ao ano.
De acordo com as novas regras, os empréstimos devem ser de até 30% do faturamento anual das empresas informado pela Receita Federal.
O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (PRONAMPE) é um programa do governo federal destinado ao desenvolvimento das microempresas e empresas de pequeno porte com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões, e que tenham sido abertas há mais de um ano. O valor está limitado em R$ 150 mil.
A nova regra permite que empréstimos feitos em 2021 possam ser renegociados. Como agora há novos prazos e tempo de carência, os créditos tomados nos anos anteriores à lei de 2023 podem ser ajustados para que se adequem às novas regras.
Leia Também: INSS: Novo Salário Mínimo Traz Boa Notícia Para Beneficiários
O Pronampe foi instituído pela Lei nº 13.999, de 18 de maio de 2020, alterado pela Lei nº 14.161, De 2 de Junho de 2021 para permitir o uso do (Pronampe), de forma permanente, como política oficial de crédito, de modo a conferir tratamento diferenciado e favorecido às microempresas e às pequenas empresas, com vistas a consolidar os pequenos negócios como agentes de sustentação, de transformação e de desenvolvimento da economia nacional:
O Programa é destinado às microempresas, empresas de Pequeno Porte, que trata a Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006.
As operações de crédito poderão ser utilizadas para investimentos e capital de giro isolado ou associado ao investimento. Isso significa que as micro e pequenas empresas poderão usar os recursos obtidos para realizar investimentos (adquirir máquinas e equipamentos, realizar reformas) e/ou para despesas operacionais (salário dos funcionários, pagamento de contas como água, luz, aluguel, compra de matérias primas, mercadorias, entre outras).
O prazo máximo de pagamento das operações contratadas no âmbito do PRONAMPE é de 72 meses.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…