Imagem por @Burdun / freepik
Sempre é possível notar alguém reclamando dos preços de produtos e serviços, é comum notarmos que os preços no Brasil são maiores que em outros países, e como justificativa para isso, alguém sempre diz: “É culpa dos tributos”.
Diversas vezes pagamos muitos tributos e não sabemos quais tributos são esses. São muitos tributos? Quais são esses tributos?
Pensando em responder esses e outros questionamentos, a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que torna obrigatória a divulgação, em documentos fiscais, de todos os tributos federais, estaduais e municipais que incidem diretamente nos bens e serviços.
Acompanhe este artigo e confira o Projeto de Lei nº 1953/19, que tem a intenção de divulgar todos os tributos diretos em notas fiscais.
O PL nº 1953 de 2019 tem a intenção de fazer com que todos os tributos federais, estaduais e municipais que tenham incidência, direta ou indireta, no preço de venda de produtos e serviços comercializados no mercado interno ou importados, sejam informados em documentos fiscais, ou, como conhecemos, nas notas fiscais.
O autor desse Projeto de Lei é o deputado Helio Lopes (PSL-RJ). Lopes argumentou em 2019 que uma determinação mais genérica do que a prevista atualmente pela Lei da Transparência nº 12.741/12, vai obrigar cada elo da cadeia produtiva a informar todos os tributos que influíram na composição do preço.
A Lei 12.741/12 é a Lei da Transparência, ela determina que, na venda de mercadorias e serviços ao consumidor, deve ser informado o valor aproximado dos tributos federais, estaduais e municipais que influenciam na formação do preço de venda.
O Projeto de Lei 1953/19, teve parecer favorável do relator, o deputado Celso Russomanno (Republicanos-SP). O PL 1953/19, texto altera a Lei da Transparência Fiscal, que trata, entre outros, de ICMS (tributo estadual), ISS (tributo municipal), IPI, Imposto de Importação e Cofins (tributos federais).
Veja as declarações do relator:
O projeto está tramitando em caráter conclusivo, porém, ele ainda vai passar por uma análise, que será feita pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Então, é só aguardar que ele seja analisado para termos uma resposta.
Dizer que inglês na carreira
profissional é indispensável já não é novidade,
outras formas são abrir seu próprio negócio,
prestar consultoria, trabalhar
como freelancer, entre outras, ou seja, o inglês na carreira
profissional abre
portas.
Para aprender inglês e saber como agir no
ambiente empresarial, o inglês
essencial pode ajudar.
Call action: Clique aqui para saber mais informações e dar um salto em sua carreira.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…