Fique Sabendo

Prorrogação do auxílio emergencial para 2021 seria possível?

Administradores públicos estão defendo a extensão do auxílio emergencial para o 2021. Embora, o Ministro da Economia, Paulo Guedes tenha dito que não há nenhuma possibilidade do auxílio ser prorrogado para o ano que vem.

A iniciativa de prorrogar o auxílio foi adotada por um grupo de deputados federais, mas não parece ser bem vista entre o Congresso Nacional.

O impasse e confusão entre parlamentares e governo em relação a extensão do auxílio, está no motivo da dificuldades de encontrar forma de financiamento para o Renda Cidadã, o governo poderá se sujeitar a prolongar o projeto por um período ainda maior.
Os deputados federais defendem manter o programa como alternativa de política social.

Pesquisa da XP

A XP Investimento realizou um levantamento que diz que, 45% dos deputados defendem a permanência do auxílio emergencial. Para a maioria deles, a alternativa é mais eficaz e prática tendo em vista já estar em vigor e beneficiando milhares de brasileiros.

A pesquisa ouviu 174 dos 513 deputados, entre os dias 14 e 30 de setembro. Sendo que 54% acha uma decisão viável a considerar a atual realidade econômica do governo e os demais 42% acreditam que a decisão pode ser pensada com alterações.

Entretanto, 16% defendem manter o programa do governo, mas que aconteçam alterações em seu modelo atual. Dentro deste grupo, 34% é oposição ao presidente Jair Bolsonaro, já os aliados são 10%.

Não se sabe se a pauta será encaminhada posteriormente, tendo em vista a aceitação recente de manter o programa até o mês de dezembro.

Alterações no valor do auxílio emergencial

De acordo com os deputados, uma das propostas defendida por 83% dos entrevistados da oposição seria a possibilidade de manter o projeto com um reajuste na quantia de R$ 300.

Para estes, o benefício deveria voltar aos R$ 600 ofertados inicialmente. Já 69% do grupo da posição defendem o novo valor afirmando que o governo não obtém recursos o suficiente para manter a pauta.

55% dos deputados são a favor das propostas feitas pelo Poder Executivo, enquanto 31% defendem um aumento. Outros 3% dizem que o repasse mensal deve ser reduzido e 12% não responderam ao questionamento.

Sobre o Renda Cidadã

Assim como aconteceu com o Renda Brasil, o novo programa Renda Cidadã está com dificuldades para sair do papel.

Para o novo programa que irá substituir o Bolsa Família, o governo já tentou retirar recursos dos precatórios e do Fundeb, o que não foi muito aceito, gerando muitas criticas.

Para por o Renda Cidadã em prática no mês de janeiro de 2021, há uma intenção de criar novos impostos ou de finalizar os descontos de 20% para quem fazia do IRPF na modalidade simplificada.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Contador, veja 5 dicas para aumentar seu foco no trabalho

Muitas vezes os problemas pessoais podem atrapalhar a sua concentração e afetar o seu rendimento…

3 horas ago

Encerrou seu MEI nos primeiros meses de 2025? Veja as suas obrigações!

Se você encerrou seu Microempreendedor Individual (MEI) neste começo de 2025 e está com dúvidas…

6 horas ago

Alerta! 7 erros que precisam ser evitados na contabilidade da empresa

Os processos contábeis movimentam inúmeras informações e demandam muitas operações burocráticas dentro das organizações. Qualquer…

8 horas ago

3 categorias de documentos necessários para declarar IR 2025

No mês de março, a Receita Federal deverá comunicar todos os detalhes para a declaração…

9 horas ago

Calendário de Pagamento INSS Março/Abril 2025: Todas as Datas e Informações

A partir de 25 de março de 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)…

10 horas ago

Reforma Tributária: Lei Complementar traz nova regra, gerando maior complexidade ao novo modelo

A Reforma Tributária, com a promulgação da Lei Complementar nº 214/2025, introduziu mudanças significativas no…

10 horas ago