Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil
A prova de vida é um método determinado por lei que acontece anualmente. O objetivo é evitar fraudes e pagamentos incorretos. Os aposentados, pensionistas e cidadãos que recebem benefícios assistenciais devem fazer a prova de vida.
O calendário para realizar esse procedimento passou por algumas alterações, acompanhe o artigo e saiba como ele será em 2022.
A partir de janeiro de 2022. Ela tinha sido suspensa em decorrência da pandemia da Covid-19, com o intuito de evitar a contaminação entre os beneficiários do INSS.
Conforme a nova portaria divulgada pelo INSS, a prova de vida no próximo ano será realizada no mês de aniversário do beneficiário. A autarquia também disponibilizou o calendário complementar para aqueles que não fizeram o procedimento desde novembro de 2020.
Calendário complementar da prova de vida para os beneficiários que não fizeram o procedimento desde novembro de 2020.
Sim, para isso o beneficiário deve ter a biometria facial cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento de Trânsito (Detran).
Onde será feita a comprovação de vida?
A prova de vida poderá ser realizada pela ferramenta Meu INSS. O aplicativo é baixado pela Play Store ou App Store.
Vale ressaltar, que os clientes do Banco do Brasil podem fazer o procedimento diretamente pelo aplicativo da instituição financeira.
Passo a passo para fazer a prova de vida pelo celular
A prova de vida deve ser realizada em uma agência do banco em que o cidadão recebe benefício.
O segurado deverá apresentar um documento de identidade com foto (RG, carteira de motorista ou carteira de trabalho).
Importante: Alguns bancos também autorizam que a prova de vida seja realizada, através de biometria, nos caixas eletrônicos ou nos seus próprios aplicativos.
Essa forma de comprovação é voltada aos beneficiários com idade superior a 80 anos e segurados que possuam dificuldades de locomoção (qualquer idade).
Como acontece o procedimento em casa?
Para que a prova de vida seja realizada em casa é preciso que o beneficiário ou algum representante faça o agendamento pelo número de telefone 135 ou pela plataforma Meu INSS.
Para quem não mora no país, não é necessário seguir o calendário divulgado pelo INSS. Nessa situação, a autarquia publica um novo ato com orientações e prazos especiais.
Importante: O beneficiário pode fazer a prova de vida espontaneamente nas representações diplomáticas ou consulares brasileiras.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Após meses de negociação com o governo, os principais bancos do país dizem aceitar uma…
A declaração do Imposto de Renda (IR) pode ser realmente estressante e um pouco complicada…
Cada vez mais vemos casos de empresas que enfrenta problemas com golpes dos mais variados…
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que vão declarar Imposto de…
O Bloco H é uma etapa que faz parte da EFD (Escrituração Fiscal Digital) do…
O MEI é um regime tributário que surgiu para facilitar a formalização como empresa das…