Imagem por @karlyukav / freepik
A fim de evitar fraudes nos benefícios do INSS, anualmente os aposentados e pensionistas da autarquia precisam realizar a prova de vida. Ela é obrigatória e passará novamente por mudanças. O procedimento passará a ser feito a partir do cruzamento de dados entre as bases do governo federal. Com isso, a expectativa é de que o processo fique mais fácil.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) ficou de assinar ainda hoje, dia 02, uma portaria com as mudanças. Contudo, ainda não há detalhes sobre as alterações.
A nova regra vai valer para os segurados que fizerem aniversário a partir da data da publicação da portaria. A prova de vida é um procedimento obrigatório para o segurado do INSS provar que está vivo e continuar recebendo benefícios. Caso os segurados não passem pelo processo, os valores são suspensos.
Atualmente, os beneficiados devem fazer a prova no banco responsável pelo pagamento e há várias formas de realizar o procedimento, que pode ser feito nos caixas eletrônicos com o uso da biometria, nas agências e nos aplicativos das instituições.
Quem tem a biometria facial registrada no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode fazer a prova de vida no aplicativo Meu INSS.
Idosos a partir de 80 anos ou pessoas com dificuldade de locomoção podem pedir a visita a domicílio. O agendamento da visita pode ser feito pelo telefone 135 ou pelo aplicativo.
Prova de vida vencida em: Novembro/2020 a junho/2021:
Prazo final para o recadastramento: Janeiro/2022
Prova de vida vencida em: Julho e agosto/2021:
Prazo final para o recadastramento: Fevereiro/2022
Prova de vida vencida em: Setembro e outubro/2021:
Prazo final para o recadastramento: Março/2022
Prova de vida vencida em: Novembro e dezembro/2021:
Prazo final para o recadastramento: Abril/2022
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…