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Prova de Vida do INSS suspenso: como ficam os pagamentos do SEU benefício?

A Prova de Vida exigida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está suspenso até janeiro de 2021. O INSS informou que os benefícios para quem depende da atualização da prova de vida passarão a ser pagos até o início de 2021.

A Portaria publicada na segunda-feira, 30 de novembro, prorroga por mais duas competências (novembro e dezembro) a interrupção de bloqueios de pagamento por falta da prova de vida. Assim, quem não fez o procedimento entre março e dezembro desse ano, não terá o benefício bloqueado até o fim de janeiro, conforme informou a assessoria do INSS.

Atualização deve ser feita anualmente

O segurado do INSS precisa fazer a prova de vida anualmente. Sendo necessário comparecer até uma agência bancária levando um documento oficial com foto.
As pessoas debilitadas será possível ter um representante que faça a sua atualização (porém, deverá estar com documento comprovando o vínculo familiar). A regra também serve para quem está fora do país.

Quando a prova de vida não é feita o INSS suspende o pagamento do salário. Isso porque o instituto subentende que o segurado faleceu ou já não deve mais usufruir do benefício.

O INSS informa que mesmo em caso de morte, é preciso dar entrada na solicitação de pensão, não podendo o familiar receber o benefício em nome de seu parente.

Pagamentos permanecem sem interrupções

Diante dos atrasos e entraves, todos aqueles que não conseguiram fazer o procedimento neste ano permanecem recebendo os valores de seus salários.

Entretanto, em caso de entraves, o INSS solicita que o segurado entre em contato com sua administração para saber o motivo da suspensão.

Lembrando que a ausência da prova de vida não pode bloquear os benefícios.

Procedimento digital

Em virtude da pandemia do novo coronavírus, a prova de vida poderá ser feita por aplicativo. O Instituto vem testando um projeto piloto onde os segurados fazem a atualização através da câmera do próprio celular, com um sistema de reconhecimento facial.

A expectativa é que já em 2021 o novo serviço fique disponível para todos os segurados, isentando-os assim da obrigatoriedade de comparecer até uma agência bancária.

A gestão do INSS informou ainda que caso a proposta seja adotada estará realizando treinamentos de inclusão digital entre servidores e segurados para garantir a otimização do serviço.

Atualmente, o Meu INSS passou a resolver grande parte dos procedimentos até então realizados presencialmente nas agências. As projeções é que em 2021 o atendimento físico passe a ser feito apenas em casos específicos tendo em vista que até mesmo a atualização de documentos vem sendo digitalizada.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

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