Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Atenção aposentados e pensionistas do INSS! Nascidos nos meses de maio e junho devem fazer a prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) até o fim desta semana. Esse é o prazo estipulado pelo órgão. Caso não seja feita a comprovação de vida, o beneficiário poderá ter sua aposentadoria bloqueada pelo INSS.
A prova de vida havia sido suspensa no ano passado devido à pandemia da Covid-19. No entanto, desde junho deste ano, o Instituto voltou a exigir a comprovação de vida
A prova de vida é prevista em lei e devem fazer os aposentados, pensionistas e quem recebe outros benefícios vitalícios. Para impedir fraudes, crimes ou pagamentos incorretos.
A prova ocorre uma vez ao ano com datas para cada grupo de beneficiários com seus respectivos vencimentos. É possível realizar o procedimento na agência bancária onde o pagamento é efetuado. Para alguns segurados, a prova de vida pode ser realizada pelo aplicativo Meu INSS.
Quem não realizar a prova de vida terá o benefício suspenso. Para poder voltar a receber o benefício normalmente, o aposentado deve comparecer à agência na qual recebe o pagamento e realizar a comprovação de vida. Uma vez feito isso,o pagamento será liberado na mesma hora. Mas o INSS alerta que é importante procurar o banco o quanto antes a fim de evitar maiores aborrecimentos.
Para realizar a prova de vida basta ter em mãos um documento de identificação com foto e o cartão do banco para sacar o pagamento.
Quem tinha prova de vida com vencimento em março ou abril de 2020 e não fez a renovação até junho deste ano, já perdeu o prazo. Mas, mesmo com atraso, ainda poderá realizar a comprovação. Isso porque o benefício só é cancelado seis meses após o fim do período.
Os beneficiários devem comprovar a vida no local onde receberam o pagamento. É possível fazer a prova de vida por biometria facial no Meu INSS, um aplicativo no celular, mas é avisado no próprio programa se é possível ou não.
Para agendamento, deve ser realizado pelo Meu INSS ou pelo telefone 135. O beneficiário deve ficar atento pelo aplicativo e pelo telefone e verificar a documentação necessária para o procedimento.
É importante que os documentos estejam em mãos para não impossibilitar a operação.
A seguir, confira o calendário que o INSS divulgou e fique atento aos prazos para não ter o benefício cortado e depois ter que correr atrás do prejuízo.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O Carnaval está chegando e, com ele, surge a dúvida: o que vai abrir e…
Você sabia que a Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas para mais…
Você já deve ter percebido como o Google Maps é útil, né? Ele ajuda a…
Se você está de olho em oportunidades no setor público e tem formação em contabilidade…
A resposta para essa pergunta pode surpreender quem pensa que escritórios de contabilidade não têm…
O texto da proposta de emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da jornada…