Chamadas

Prova de vida pode ser realizada em caixa eletrônico, saiba como

A partir de junho, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) retomará a rotina de bloqueio dos benefícios dos segurados que não fizeram a prova de vida.

O procedimento permaneceu suspenso desde 2020 devido às medidas de distanciamento social, visto que os beneficiários são do grupo de risco.

Diante disso, o retorno dos bloqueios pretende evitar fraudes relacionadas aos casos de recebimento indevido.

Para orientar os segurados, o INSS divulgou o cronograma oficial que regulamenta a retomada dos bloqueios, conforme consta na Portaria nº. 1299.  Veja à seguir as datas: 

Competência de vencimento da comprovação de vida Competência da retomada da rotina
Março e abril/2020 Junho/2021
Maio e junho/2020 Julho/2021
Julho e agosto/2020 Agosto/2021
Setembro e outubro/2020 Setembro/2021
Novembro e dezembro/2020 Outubro/2021
Janeiro e fevereiro/2021 Novembro/2021
Março e abril/2021 Dezembro/2021

Como comprovar?

Segundo o INSS, mesmo estando suspenso o procedimento que é feito pelas agências bancárias, a fim de evitar aglomerações, foram liberados alguns meios alternativos que também são considerados para a comprovação.

Designed by @jcomp / freepik

Uma dessas alternativas é a biometria facial realizada através do aplicativo Meu INSS ou pelo site do instituto. Mas, neste caso, apenas uma parte dos beneficiários foram convocados para fazer a prova de vida pela internet. 

Por isso, os primeiros bloqueios serão feitos para este grupo. Então, se você foi convocado mas ainda não fez a prova de vida por meio da biometria facial, saiba que o prazo se encerra no dia 31.

Para os demais, a alternativa é realizar o procedimento através de caixas eletrônicos. Neste caso, o beneficiário que tiver a biometria cadastrada poderá utilizar qualquer caixa eletrônico para fazer o recadastramento de senha.

Outras transações financeiras também estão sendo aceitas como prova de vida. Para aqueles que não possuem o cadastro de biometria, basta ir à agência bancária onde recebe o benefício e apresentar documentos com foto.

No caso dos correntistas do Banco do Brasil, esse procedimento pode ainda ser realizado através do aplicativo disponibilizado para celulares.

Para isso, basta acessar o aplicativo e selecionar o campo “Serviços” e depois, escolher a opção “INSS”. Feito isso, o beneficiário deve clicar em “Prova de vida do INSS” e, depois, será preciso tirar uma foto frente e verso da identidade. 

Bloqueio

Caso o benefício seja bloqueado por falta de prova de vida, o segurado deve solicitar a reativação do benefício.

Isso pode ser feito através da plataforma Meu INSS. Assim, deverá ser encaminhado junto ao pedido, todos os documentos pessoais e comprovante de residência.

Para evitar esse transtorno, a orientação é de que os beneficiários fiquem atentos aos canais de comunicação do INSS, onde é possível acompanhar as informações sobre o retorno da obrigatoriedade.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Por Samara Arruda

Jornal Contábil

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

10 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

13 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

20 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

20 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

20 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

21 horas ago