Psicologia das cores: Saiba como impulsionar suas vendas online

Você provavelmente já ouviu falar que as cores têm significados e o poder de despertar sentimentos e sensações nas pessoas.

O estudo de como as tonalidades podem influenciar a tomada de decisões e levar mensagens para públicos de diferentes orientações e perfis é chamado de psicologia das cores

De acordo com pesquisas científicas, os conjuntos de cores impactam o nosso modo de interagir, perceber e interpretar o mundo, os objetos e as situações, pois ativam o sistema endócrino, responsável por liberar hormônios capazes de controlar o humor e as emoções.

A popularização desses levantamentos permitiram que várias marcas desenvolvessem a sua identidade visual e virtual de acordo com as evidências científicas, pois, ao usar as cores certas e compatíveis com o ramo do negócio, é possível aumentar a identificação com a marca, apresentar o estilo e os tipos de produtos e crescer o número de vendas.

Segundo pesquisas, nosso cérebro faz um julgamento das coisas nos primeiros 90 segundos.

Advertisement
publicidade

Deste modo, a primeira impressão sobre a estética, o layout e as cores da sua página na web ou estabelecimento físico pode fazer um cliente finalizar ou desistir da compra.

As colorações se tornam uma das principais características de uma marca com o passar do tempo, fazendo com que ela seja facilmente identificável e elevando a credibilidade do negócio, pois demonstram o espírito da empresa em questão. 

Entretanto, ao falarmos do setor de e-commerce, a influência das tonalidades é ainda maior.

Um estudo feito pela Kiss Metrics constatou que 93% dos consumidores levam em consideração a aparência do site no momento de decidir a sua compra, e ainda 85% dos participantes informaram que a identificação com as cores é o principal motivo para finalizar a compra. 

Psicologia das cores

Para não errar na escolha das cores, é necessário definir o tipo de negócio, o produto comercializado e o público-alvo.

Assim, é possível eleger quais cartelas de cores se encaixam melhor, uma vez que a identidade visual de cada segmento deve conversar com o público e a época em que estão inseridos.

Advertisement
publicidade

Depois disso, pesquise as cores e os significados, se estão de acordo com a sensação e a mensagem que a empresa quer passar para as pessoas.

Lembrando que uma cor pode ter diferentes significados, dependendo do país e da cultura adotada.

Em seguida, escolha tons secundários e estabeleça um padrão de como serão usados.

A Roda de Cores da Adobe é uma das ferramentas que podem ajudar a criar uma combinação adequada.

Basta escolher a cor principal e uma regra de harmonia de cores para ter o resultado.  

Advertisement
publicidade

A escolha do esquema de cores é parte importante da criação da marca, pois, além de contribuir para a atração de clientes, colabora para o desenvolvimento do logotipo, embalagens, website, campanhas de vendas, design das mídias sociais e até do espaço físico, que seguiram a paleta determinada para manter a identidade, a linguagem e se tornar referência. 

Deste modo, é importante escolher as combinações de tons com cautela e com o auxílio de profissionais qualificados, como profissionais de Marketing ou que fizeram uma faculdade de Psicologia e sabem de forma detalhada os significados das cores. 

A identidade visual de uma empresa é um dos fatores mais importantes para a construção da marca, mas é preciso criar uma página responsiva e inclusiva.

Por isso, usar tons de pouco contraste não é indicado.

Além de ser um dos fatores avaliados na ferramenta de busca do Google, também prejudica pessoas com problemas de visão.

Advertisement
publicidade
Wesley Carrijo

Notícias recentes

Imposto de Renda: quem tem direito à restituição em 2025?

Entenda melhor quem tem direito a receber a restituição do Imposto de Renda e quem…

15 de março de 2025

Governo avisa sobre mensagem de abertura das inscrições para o CNU 2025

O Concurso Nacional Unificado (CNU) é um das grandes oportunidades do atual governo para assumir…

15 de março de 2025

Como saber se alguém está usando seu celular corporativo remotamente

Está com o celular da empresa ou desconfia que alguém está suando o aparelho corporativo…

15 de março de 2025

5 etapas para passar na entrevista de empreso neste ano

A entrevista de emprego é o maior desafio para sua contratação ultimamente? Aprenda o que…

15 de março de 2025

Segurado do INSS tem que declarar Imposto de Renda? Veja como fazer

Chegou a hora de declarar o Imposto de Renda, mas será que todos e até…

15 de março de 2025

Seu CPF está na lista do INSS para receber R$ 750 mi por erro do ano 2000?

Um erro de 25 anos atrás pode distribuir uma bolada para muitos segurados do INSS…

15 de março de 2025

Veja 5 oportunidades para o contador no serviço público

Se você é contador e está procurando concursos e oportunidades temporárias no serviço público, confira…

15 de março de 2025

10 Erros Que Levam um Escritório de Contabilidade à Falência

Escritórios de contabilidade podem falir por falhas de gestão financeira, tecnológica, de equipe e de…

15 de março de 2025

MEI: 3 melhores linhas de crédito para o Microempreendedor

Conheça algumas das melhores linhas de crédito disponíveis para o Microempreendedor Individual (MEI) e cuide…

15 de março de 2025

Frei Gilson: Do Fenômeno Religioso à Polêmica Política nas Redes Sociais

Frei Gilson, líder religioso popular nas redes sociais, torna-se centro de polêmica política após declarações…

15 de março de 2025

Endividamento das Famílias Brasileiras Atinge 76,4% e Mostra Tendência de Crescimento Constante

Pesquisa da CNC revela que o endividamento das famílias brasileiras atingiu 76,4% em fevereiro, com…

15 de março de 2025

Imposto de Renda: veja o que a Receita Federal sabe sobre você

Entenda como funciona a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda em 2025 e confira quais…

15 de março de 2025

This website uses cookies.