Contabilidade

Publicação orienta gestores sobre as demonstrações contábeis.

Visando orientar os gestores municipais e ser fonte atualizada de informações contábeis, o Conselho Nacional de Contabilidade Municipal (CNCM) publicou, em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), a primeira edição do livro Demonstrações Contábeis Municipais (DCASP): teoria e prática.

Além de trazer os fundamentos normativos da contabilidade pública brasileira presentes tanto nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBC T SP) — Estrutura Conceitual da Contabilidade Aplicada ao Setor Público, editada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) —, como no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP). O livro apresenta os modelos de DCASP e de notas explicativas extraídas das demonstrações contábeis elaboradas pelos próprios membros do Conselho Nacional, que atuam tanto nas capitais como nos Municípios de até 50 mil habitantes.

A próxima edição do livro deve abordar os procedimentos contábeis patrimoniais que devem ser adotados nos Municípios brasileiros. A expectativa é que este segundo livro esteja disponível também gratuitamente ainda este ano.

Leia também: Demonstrações Contábeis: Confira Quais São As Principais

CNCM
O Conselho Nacional de Contabilidade Municipal foi criado em março de 2022 pela CNM visando protagonizar o fortalecimento dos Municípios na temática contábil e assegurar a representação federativa dos Municípios. Isso tudo a partir de discussões que envolvam o processo de convergência da contabilidade municipal aos padrões contábeis internacionais e as questões orçamentárias, contábeis e fiscais deliberadas pelos órgãos reguladores, de fiscalização e de representação profissional. O CNCM é formado por 52 profissionais contábeis, 26 representando Municípios de grande porte (capitais) e 26 representando os Municípios até 50 mil habitantes.

A partir do mês de agosto de 2023, os membros do Conselho Nacional de Contabilidade Municipal vão promover reuniões remotamente na primeira quarta-feira de cada mês. Na oportunidade, serão tratados assuntos de interesse dos Municípios. Nos meses de maio e outubro toda a equipe estará mobilizada para acompanhar as discussões da Câmara Técnica de Normas Contábeis e de Demonstrativos Fiscais da Federação, na qual a Confederação Nacional de Municípios tem assento.

Fonte: Agência CNM de Notícias

Bia Montes

Recent Posts

Precificação contábil: como cobrar mais pelo seu trabalho

Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…

39 minutos ago

Como fugir das multas fiscais com a nova regulamentação do SPED e e-Social em 2025

Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…

49 minutos ago

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

13 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

16 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

23 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

23 horas ago