Empreendedorismo

Quais as diferenças entre PME x Enterprises?

Os termos Enterprise e PME são utilizados para classificar as empresas de acordo com algumas características, principalmente em relação ao porte.  

As empresas consideradas Enterprises são de grande porte e comumente possuem como principal característica o fluxo intenso de movimentações financeiras em moeda nacional e estrangeira atreladas a sua rotina.

O faturamento anual bruto de uma Enterprise é superior a R$ 300 milhões.

A especialista na área contábil e membro do Fórum 3C, Elis Castelo, explica que outra característica das Enterprises é o grande número de colaboradores, filiais e a complexidade nos processos para manter todas as operações interligadas de maneira eficiente e com segurança, no mercado nacional e até no mercado internacional.

Já as empresas consideradas PMEs, são as pequenas e médias empresas e possuem um volume de movimentação financeira e quantidade de funcionários em quantidade bem menor em relação às Enterprises.

No que diz respeito a contabilidade e tributação, Elis afirma que a complexidade nos registros contábeis acompanha o fluxo e a organização da empresa e as particularidades em relação à tributação serão de acordo com o regime tributário adotado e tipo de atividade desempenhada. 

De acordo com Elis, é necessário e importante entender a diferença entre os termos.

“Se seu público alvo é o B2B (Business to business), ou seja, outras empresas, entender essa diferença é fundamental para a criação de estratégias de vendas. Além disso, obter uma abordagem mais assertiva, de acordo com o porte e características da empresa com que irá negociar”, conclui a especialista.

Para Elis, a criação de soluções que farão mais sentido para a empresa e identificação se a sua empresa possui estrutura para prestar serviços ou vender para Enterprises ou PMEs será mais assertiva.

Uma Enterprise, por exemplo, por possuir uma estrutura bem mais robusta e complexa, irá demandar estratégias diferenciadas e personalizadas, com investimentos altos, enquanto as necessidades das PMEs são bem mais simples com menores requisitos e exigências de fácil resolução.

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

2 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

10 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

10 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

10 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

10 horas ago

Desperdício zero: Como reduzir os impostos da sua empresa de forma legal e eficiente

Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…

10 horas ago