Chamadas

Quais bancos foram mais afetados pela crise das Americanas

Bancos foram surpreendidos pelo valor do Rombo nas Lojas Americanas

BTG Pactual (BVMF:BPAC11), Bradesco (BVMF:BBDC4) e Santander Brasil (BVMF:SANB11) estão entre os mais expostos à dívida da Americanas, mostraram estimativas de analistas nesta segunda-feira, depois que a varejista obteve uma liminar protegendo-a dos credores.

Analistas do JPMorgan (NYSE:JPM) e do Citi disseram que o Bradesco tinham a maior exposição nominal à empresa, enquanto o BTG Pactual liderava a exposição como proporção dos empréstimos.

A Americanas revelou na semana passada que detectou 20 bilhões de reais em “inconsistências contábeis”. Seu presidente- executivo e diretor financeiro renunciaram. As ações da varejista caíram quase 80% até agora este ano.

Saiba mais sobre o caso das Americanas e veja o impacto no mercado

Um juiz deu prazo de 30 dias para que a empresa peça recuperação judicial. No sábado, o BTG recorreu da decisão que protege a Americanas dos credores, atacando os acionistas da varejista, um trio de bilionários e fundadores da 3G Capital.

Nesta segunda-feira, Bank of America (NYSE:BAC) e BV também recorreram da decisão, segundo o jornal O Globo. Nenhum dos bancos respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Importante:

Perdas por exposição como percentual de empréstimos:

Considerando estimativas do JPMorgan e do Citi, o BTG tinha exposição de 1,9 bilhão de reais à Americanas, o que representava cerca de 1,5% dos empréstimos, enquanto o Bradesco tinha exposição de 4,7 bilhões de reais, ou 0,5% dos empréstimos. O Santander Brasil tinha 3,7 bilhões de reais, ou cerca de 0,6% dos empréstimos.

“Achamos que o impacto de nossa cobertura pode variar de 1% a 7% no lucro líquido e de 0,1% a 1% em termos de patrimônio”, disse o Citi, observando que Santander Brasil, BTG e Bradesco seriam os mais afetados em ambas as contas.

Sergio Rial, o ex-presidente-executivo da Americanas que revelou as inconsistências contábeis, é ex-chefe do Santander Brasil, onde ainda atua como presidente do conselho.

“Com base em casos corporativos anteriores no Brasil, acreditamos que os bancos devem começar a provisionar cerca de 30% disso, o que pode eventualmente aumentar”, disse o JPMorgan.

As ações do BTG caíram mais de 4% na segunda-feira, enquanto as do Santander Brasil e do Bradesco caíram mais de 3% cada, ante queda de 1,5% do Ibovespa.

As ações da Americanas despencaram 38,4%, para 1,94 real, nesta segunda-feira.

A Moody’s cortou a classificação da varejista para “Caa3”, colocando-a sob revisão para um novo rebaixamento.

Com informação da Blomberg, Investing e Jornal Contábil

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

9 horas ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

10 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

16 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

16 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

16 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

16 horas ago