Tecnologia

Quais documentos podem ser assinados por via eletrônica?

Não é novidade que a tecnologia vem mudando a forma de atuação de muitas empresas.

Um exemplo disso são as papeladas, o que antes era um trabalho burocrático e tedioso, se transformou em um processo rápido e simplificado.

Entre as soluções que vêm conquistando o segmento empresarial estão as assinaturas eletrônicas.

Antes para realizar essa atividade era necessário a presença das duas partes e um cartório, hoje, basta um clique e está tudo resolvido.

O método é totalmente legal e garante que tudo o que está descrito em um documento é verdadeiro e íntegro, além de trazer economia, como tempo e dinheiro, já que não haverá gastos com deslocamentos e impressões.

Rafael Figueiredo, CEO da D4Sign, empresa líder em assinatura eletrônica, afirma que todos os segmentos podem utilizar a ferramenta, inclusive, ele lista que os setores de educação, advocacia, instituições financeiras, recursos humanos, imobiliárias, seguradoras e telecomunicação são as com maior destaque no seu uso.

Diante desse crescimento, surgem algumas dúvidas, como, quais são os documentos que podem ser assinados? Figueiredo explica que os principais são: contrato de prestação de serviços, de locação ou de compra e venda, matrícula escolar, assinatura de serviços essenciais como água e internet, documentos jurídicos, propostas de seguros, relatórios emitidos pela empresa, contratos de plano de saúde e odontológico, ata de reunião, formulários trabalhistas e muitos outros.

Photo by @mrzivica / freepik

“Esses são os principais, mas abrangem muitos outros documentos também. Sem falar nos benefícios, que é uma solução para todo tipo de empresa, desde pequeno a grande porte, diminui o consumo de papel, centraliza todos esses arquivos em um único local e é muito ágil e eficaz”, conta o CEO.

Ele ainda finaliza dizendo que essa evolução digital é essencial e que mostrou o seu valor desde o início da pandemia, onde muitos empresários acharam nas soluções eletrônicas uma forma de se reerguer e inovar.

Sobre a D4Sign

Fundada em 2015, por Rafael Figueiredo, Rodrigo Figueiredo e Nahim Silva, a D4Sign é uma plataforma segura e tecnológica para assinar e armazenar os seus documentos eletronicamente. Nela, o cliente pode fechar um negócio em poucas horas e com toda a validade jurídica, de qualquer lugar, hora e em qualquer dispositivo. Um método econômico, sustentável, seguro e fácil.

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

6 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

6 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

6 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

6 horas ago

Precificação contábil: como cobrar mais pelo seu trabalho

Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…

7 horas ago

Como fugir das multas fiscais com a nova regulamentação do SPED e e-Social em 2025

Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…

7 horas ago