Para você requerer o auxílio-doença do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou aposentadoria por invalidez, será necessário cumprir dois requisitos:
Qualidade de segurado;
Carência.
O contribuinte filiado ao INSS precisa estar na qualidade de segurado, ou seja, esteja inscrito e realize pagamentos mensais a título de Previdência Social.
Todo contribuinte filiado ao INSS precisa estar na qualidade de segurado, ou seja, que possua uma inscrição e faça pagamentos mensais a título de Previdência Social.
Na verdade, a quantidade mínima de contribuições que deverão ser pagas mensalmente para ter direito ao benefício, é chamado de carência.
O período mínimo de contribuições mensais é de 12 pagamentos.
Sendo que existem doenças mais graves que esse período de carência não é obrigatório, mas, é necessário estar na qualidade de segurado.
Para ter direito ao benefício, o segurado terá que comprovar que está incapacitado de exercer suas atividades por motivo de um acidente de trabalho ou por causa de uma doença profissional, nesse caso, não será exigida a carência de 12 contribuições mensais.
Em caso de incapacidade do segurado por motivo de acidente de qualquer natureza, mesmo que não tenha nenhuma relação com seu trabalho, também não será exigida a carência de 12 contribuições mensais.
No artigo 26 da lei 8.213/91 é especificado casos em que o segurado é acometido com alguma das doenças e afecções especificadas em lista elaborada pelos ministérios da Saúde e do trabalho e da Previdência Social a cada três anos, isso vai depender de cada caso.
O INSS dispõe de uma lista com doenças que dão direito ao benefício e também a isenção de carência:
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…
Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…
Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…