Foto: imagoimages / Ulmer
Muitos estados brasileiros estão adotando o uso do passaporte da vacina para controlar a entrada de alguns locais e a realização de algumas atividades, exigindo a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 (físico ou digital).
Para ter acesso ao passaporte da vacina, o cidadão pode realizar o download do aplicativo gratuitamente pelo seu smartphone, ou baixar o documento em PDF por meio do Site do SUS.
O usuário precisa ter uma conta no sistema do governo federal, que pode ser acessada pelo CPF e um e-mail no site ou diretamente no aplicativo.
Segundo o Ministério da Saúde, as informações são enviadas por estados e municípios pela RNDS (Rede Nacional de Dados em Saúde), sendo disponibilizadas em até 72 horas após o envio dos registros.
O certificado é autenticado utilizando um código com 16 dígitos ou um QRCode apresentado no documento.
O processo pode ser realizado pelo aplicativo utilizando câmeras nativas dos dispositivos ou por meio do Valida Certidão.
Este serviço é gratuito ao cidadão e permite o download em PDF para que a apresentação possa ser realizada sem internet.
Os estados do Amazonas, Pernambuco, Espírito Santo e Rio Grande do Sul já estão exigindo a apresentação do passaporte de seus cidadãos.
No estado de Santa Catarina, o passaporte é válido apenas para os eventos, podendo ser substituído por um teste RT-PCR realizado nas últimas 72 horas.
Em São Paulo, o governo permitiu que cada um dos seus 645 municípios decidisse sobre o tema, obrigatório desde 29 de agosto, a apresentação do comprovante de vacinação para eventos com mais de 500 pessoas.
Já os estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Bahia e Maranhão ainda não se posicionaram sobre o uso do comprovante.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…