O exercício da profissão nem sempre é algo leve; alguns trabalhadores além de passarem pelas dificuldades do dia a dia, ainda exercem funções consideradas insalubres. Esse fator exige um olhar diferente quando o assunto é aposentadoria, por esse motivo o INSS criou a Aposentadoria Especial. Nela, os segurados que exercem funções insalubres e comprovam que o trabalho é realizado em ambientes prejudiciais à saúde pelo período de 15, 20 ou 25 anos, têm esse benefício assegurado.
A Aposentadoria Especial é um benefício garantido pelo INSS ao contribuinte que realiza seu trabalho se expondo a agentes nocivos, prejudiciais à sua saúde.
Para que o benefício seja concedido será analisado o tempo de contribuição do segurado junto ao INSS e as condições de trabalho insalubres.
Uma atividade insalubre é aquela onde o trabalhador fica exposto a agentes nocivos à saúde, como: ruídos, agentes químicos, riscos biológicos, eletricidade, explosivos, calor em excesso, entre outros.
Porém, de acordo com o INSS nem todas as profissões consideradas insalubres têm direito a Aposentadoria Especial, o trabalhador precisa comprovar que a exposição a esses agentes prejudiciais à saúde supera ou superou os limites tolerados no país.
A Reforma da Previdência (13 de novembro de 2019), alterou vários direitos previdenciários e a Aposentadoria Especial é um deles.
Como foi mencionado anteriormente, a Reforma da Previdência alterou vários benefícios, a Aposentadoria Especial ficou da seguinte forma:
Como podemos perceber, a idade mínima para conseguir a Aposentadoria Especial depende do grau do risco ao qual o trabalhador foi exposto. Quanto maior o grau mais cedo o contribuinte pode se aposentar.
Há um tempo mínimo de contribuições exigido pelo INSS, mesmo depois da reforma esse tempo não sofreu grandes mudanças.
É bom ressaltar, que existem modificações na regra de idade para as pessoas que realizaram o cadastro no INSS antes da reforma e para as pessoas que se cadastram depois da reforma.
A exposição a agentes nocivos à saúde acontece de forma mais leve, por esse motivo o risco é baixo, acompanhe a lista dessas profissões:
Esse grupo de profissionais é exposto aos agentes prejudiciais à saúde de forma um pouco mais intensa, por esse motivo o risco é médio, veja a lista dessas profissões abaixo:
Esse é grupo que sofre maior exposição aos agentes nocivos à saúde, por esse motivo o risco é alto. Acompanhe a lista dessas profissões, a seguir:
Existem duas formas de comprovar que a profissão tem direito a Aposentadoria Especial, são elas:
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Se você é beneficiário do INSS deve estar ansioso para receber seus benefícios para aproveitar…
Muitas vezes os problemas pessoais podem atrapalhar a sua concentração e afetar o seu rendimento…
Se você encerrou seu Microempreendedor Individual (MEI) neste começo de 2025 e está com dúvidas…
Os processos contábeis movimentam inúmeras informações e demandam muitas operações burocráticas dentro das organizações. Qualquer…
No mês de março, a Receita Federal deverá comunicar todos os detalhes para a declaração…
A partir de 25 de março de 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)…