Chamadas

Quais são os documentos que servem para comprovação de renda?

Volta e meia o cidadão precisa de um documento no qual comprove quanto é seu rendimento mensal. As situações são diversas. O comprovante de renda é fundamental e pode ser solicitado em operações do dia a dia, como aumentar o limite do cartão de crédito ou do cheque especial, fazer qualquer tipo de empréstimo ou consórcio e até mesmo na hora de alugar uma casa ou apartamento.  

À primeira vista pode até parecer algo simples. Mas, o comprovante de renda pode te dar dores de cabeça e complicar a sua vida, se você trabalha por conta própria, por exemplo, sem registro em carteira e não tem um holerite para apresentar. 

Nessas horas, então, quais são as outras opções que o cidadão tem para provar quanto recebe? Vamos falar na leitura a seguir. Veja!

leia também: Imposto De Renda – Comprovante De Renda Pode Ser Emitido Pelo…

Qual a importância do comprovante de renda?

Um comprovante de renda nada mais é do que um documento que prova para alguém ou para uma empresa quais são os seus rendimentos mensais, sendo estes fixos ou variáveis. 

Esse documento é muito importante para que as instituições financeiras, como os bancos, saibam que a pessoa tem capacidade de assumir os seus compromissos financeiros e dívidas e que não terá problemas para fazer os pagamentos. 

Então, se você está prestes a fazer um financiamento, alugar um imóvel ou apenas pedir um aumento de limite no cartão de crédito, confira os documentos que servem como comprovante de renda.

Foto: cezarvr / freepik

Quais documentos servem como comprovante de renda?

Entre os documentos que o cidadão pode usar como comprovante de renda estão:

Carteira de Trabalho –  É nela que está registrado o valor do seu salário. 

Holerite ou contra-cheque – Local onde estão registrados o salário bruto e líquido – porém, para usá-lo é necessário apresentar os documentos referentes aos três últimos meses. 

Extrato Bancário – Essa é uma alternativa para os autônomos e profissionais liberais. 

DECORE – Trata-se da Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (DECORE). Para retirá-la é preciso apresentar outros documentos, como recibos de aluguéis e a declaração do imposto de renda. 

DIRPF – Outra opção é a Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) como comprovante de renda. Esse documento registra todos os rendimentos anuais e os bens da pessoa. DASN-SIMEI – Se a pessoa é microempreendedor individual (MEI), pode usar a Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional (DASN) como comprovante de renda. Esse documento comprova a receita bruta anual do empreendimento referente ao ano anterior.

Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

3 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

5 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

13 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

13 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

13 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

13 horas ago