Golpes sempre existiram no mundo. Porém, o acesso a internet por pessoas de todas idades, abriu caminho para os golpistas de plantão. As principais vítimas são aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Os bandidos usam um caminho para enganar os segurados se passando por representantes do INSS. Outra forma usada para convencer é se passar por funcionários de redes bancárias nas quais a pessoa recebe o benefício.
Eles usam termos técnicos para enganar a pessoa desavisada que pode acabar passando dados pessoais, número de senha e etc.
E os golpes só vêm aumentando. Por isso, a seguir você vai conhecer cada um deles.
O cidadão recebe uma mensagem solicitando que seus dados sejam atualizados e enviados por meio do WhatsApp, SMS ou e-mail. Nisso, o golpista informa que vai enviar um link para ser acessado. No entanto, esse link pode conter um vírus que irá roubar os dados bancários ou informações pessoais. Você deve sempre lembrar: banco não envia link por meio de mensagem para o cliente, nem aos aposentados e pensionistas do INSS.
A Caixa Econômica Federal, por exemplo, tem um serviço de denúncia para o cliente informar qualquer ato suspeito. Basta acessar abuse@caixa.gov.br.
Outro golpe que está ficando cada vez mais intenso é aquele que o golpista oferece oportunidades de empréstimo com condições bem simples, para a liberação do dinheiro acontecer de forma rápida. Para isso, a vítima vai precisar fazer um depósito de um valor para garantir a proposta.
Lembrando que não é permitido por lei que as instituições financeiras solicitem ao cliente depósito de pagamento antecipado para ter direito ao empréstimo. O Banco Central através do seu portal possibilita que a pessoa se informe sobre o processo de liberação de empréstimos de cada instituição financeira.
Outro golpe que o aposentado precisa ficar atento é do falso boleto. O golpista manda para o e-mail da pessoa um boleto como se fosse mensalidades, conta de luz, conta de internet e etc. Na que você for digitar o código de barras para fazer o pagamento, o dinheiro é direcionado para conta bancária do golpista.
Ao receber boleto por e-mail fique atento se os dados que aparecem na tela de pagamento são os mesmos que constam no documento (nome do banco, data de vencimento, valor, nome do beneficiado e demais informações).
Qualquer dúvida que você tiver em relação a mensagens enviadas por e-mail, aplicativos, SMS, antes de acessar links ou pagar boletos, entre em contato com as operadoras que prestam serviço para você. No caso do INSS, basta ligar para a central de atendimento, telefone 135. Também pode acessar o aplicativo ou site Meu INSS.
A Caixa Econômica Federal oferece um canal de comunicação exclusivo para que qualquer pessoa tire dúvidas. O atendimento é gratuito e pode ser acessado pelo 0800 726 0207, na opção 7.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…