Imagem: Certisign
Conseguir certificado digital é essencial para que as empresas tenham mais organização, agilidade e segurança nos processos com documentos.
Ter a vantagem de transmitir e apresentar arquivos com validade jurídica pela internet é algo que facilita muito a vida do pessoal do escritório.
Contudo, para usufruir desse benefício, é necessário saber como conseguir certificado digital para o seu negócio.
Esse é um recurso que funciona como uma carteira de identidade para cada documento eletrônico, garantindo autenticidade contra fraude e certificando as assinaturas que constam nele.
Por isso, na prática, ele equivale ao selo emitido pelo cartório de reconhecimento de firma, permitindo que o arquivo seja assinado virtualmente e apresentado oficialmente em versão digital.
Entenda agora como o certificado digital pode ser interessante e como consegui-lo. Para isso, continue a leitura!
Primeiramente, o Certificado Digital é uma tecnologia de segurança que utiliza mecanismos para garantir a veracidade de uma assinatura eletrônica.
Ele fica armazenado em uma mídia digital, podendo ser um cartão (smart card) ou um token (similar a um pendrive).
Este arquivo pode ser uma chave pública ou privada, sendo que a pública é um código usado para validar a assinatura e a privada é de conhecimento somente do usuário proprietário, usado para garantir a veracidade da assinatura.
Como dito, ela serve como um dispositivo de segurança para confirmar a validade de documentos e para que seja possível assiná-los sem precisar recorrer a um cartório.
Por meio da criptografia usada no certificado, um arquivo pode ter a sua autenticidade verificada e, com isso, ganha validade jurídica e fiscal.
Por exemplo, se for necessário emitir uma nota fiscal, o certificado analisa o arquivo XML e gera um código de validação único, que será usado com uma chave de acesso todas as vezes que for necessário atestar a originalidade do documento.
Isso transmite mais credibilidade e segurança para todos os envolvidos na transação.
Além disso, o documento pode ser assinado digitalmente, evitando idas e vindas do escritório para o cartório — tanto a fim de certificar a firma quanto para o reconhecimento.
Desse modo, os profissionais e empresas ganham tempo, economizam dinheiro e obtêm uma boa vantagem competitiva em relação à concorrência.
Em 2001, foi criada a MP (Medida Provisória) 2.200-2, que liberou a certificação digital como instrumento que dá segurança, autenticidade e validade jurídica a esse documento.
Foi criada a (ICP) Infraestrutura de Chaves Públicas, que tem a função de organizar processos oficiais de emissão de chaves públicas e segue uma estrutura hierárquica pública ou privada, assim, oferecendo credibilidade entre as partes que vão usar o Certificado Digital.
A Autoridade Certificadora (AC), a Autoridade Raiz (AR) e a Autoridade de Registro (AR), formam a Infraestrutura de Chaves Públicas, assim garantindo que os códigos validados pertencem ao autor do documento.
O Certificado segue 3 classificações: aplicabilidade, finalidade e segurança de proteção da chave privada.
Os principais tipos de Certificado referentes a segurança são:
A1
É um documento eletrônico instalado diretamente em seu computador. Possui validade de 1 ano e não precisa de nenhuma mídia externa de armazenamento, como smart cards ou tokens.
Quando for utilizá-lo é necessário usar a senha de acesso uma única vez durante o processo de instalação.
Ele é bastante utilizado devido a suas vantagens, tais como:
A3
A maior diferença do certificado A3 em relação ao A1, é a necessidade do uso de smart card ou token, e com isso, ele só pode ser usado em um dispositivo por vez, pois é necessário que o dispositivo físico que o armazena esteja conectado ao dispositivo de uso.
Possui validade de 3 anos e também é necessário possuir a senha de acesso, sendo que a mesma deve ser usada diariamente.
O certificado te dá alguns acessos específicos, mas em algumas situações específicas. No restante a assinatura eletrônica é o suficiente. Os acessos são:
Como já dito anteriormente, os emissores de
certificado digital se chamam Autoridade Certificadora, assim, é necessário buscar por uma.
Depois, escolha o tipo de certificado que você ache mais adequado para seus objetivos — A1, com instalação digital, duração de 1 ano e sem senha, ou A3, em dispositivo físico, 3 anos de validade e necessidade de inserir senha.
Após encontrar a certificadora e escolher o tipo, faça o pagamento e o cadastro para, em seguida, agendar uma validação presencial.
Nessa ocasião, será feita a instalação no sistema e deverão ser entregues documentos comprobatórios das informações cadastradas.
Como o certificado é um dispositivo de segurança e tem validade jurídica, é preciso estar com a documentação correta da empresa. Isso inclui:
Depois da comprovação de documentos, um código de segurança será enviado via e-mail ou instalado em seu token (pen drive).
Em seguida, será feita a instalação do certificado em seu dispositivo e já é possível usá-lo.
Para fazer a renovação após ele expirar, basta entrar no site da autoridade certificadora para solicitar.
E por falar em Autoridade Certificadora, temos uma dica pra você logo abaixo!
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Para obter uma nota de serviço, verifique se sua cidade é aprovada.
Sim, sua empresa precisa de um certificado digital A1 (recomendado) ou A3. O certificado digital garante a validade da fatura e outros documentos eletrônicos.
É emitido por autoridades de certificação em diferentes padrões.
Se você ainda não possui um certificado digital, pode adquiri-lo gratuitamente através de nosso plano anual ilimitado ou individualmente consultando um de nossos revendedores no chat.
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Porém, se o mesmo contrato ocorrer com pessoa jurídica, é obrigatório.
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Fonte: Emitte
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