Chamadas

Qual a melhor maneira para pagar o IPVA 2022?

O IPVA 2022 deverá ser pago pela pessoa que tem algum automóvel em seu nome. Você pode quitar a taxa à vista ou parcelar. Em alguns casos o condutor poderá ter um desconto de 9%.

Mas há possibilidades de ter isenção no Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Para ter esse direito, vai depender do modelo e ano do automóvel, e qual região ele foi registrado.

Mas para você que não vai conseguir fugir da obrigação de pagar o IPVA, fique sabendo que quem não paga o imposto poderá sofrer algumas punições:

Multa por dia de atraso

Para os atrasadinhos que não pagam o IPVA na data certa, a multa diária é de 0,33% ao dia. Porém, se o seu débito passar dos 60 dias, além da multa, será cobrado juros de mora de 20%.

Nome inscrito na dívida ativa

O condutor que deixar de pagar o imposto terá seu nome incluído na dívida ativa, seu CPF ficará restrito aos órgãos de proteção ao crédito.

Apreensão do veículo

Quando o dono do condutor tem seu nome negativado, fica impedido de fazer o licenciamento, seus documentos não serão validados. O que vai gerar uma dor de cabeça para o motorista que pode ter o carro retido pelo Detran.

Como pagar o IPVA 2022?

Os especialistas recomendam que o motorista faça um planejamento financeiro para poder pagar o IPVA. Para isso, terá que se organizar no ano anterior à cobrança , guardando dinheiro para quitar a taxa. O melhor é você pagar o imposto à vista.

Quando o pagamento é realizado à vista, é possível conseguir uma redução do valor e não precisará ficar preocupado com cobranças durante o ano.

Só que você precisa ser bem organizado, guardar dinheiro para pagar o IPVA não pode comprometer outras contas que você pagar.

Para quem não consegue pagar à vista, não terá jeito, deverá parcelar o IPVA 2022. Por isso, fique atento as opções de pagamento:

Pode pagar em cota única (com direito a 9% de desconto);

no mês de fevereiro a cota única dará um desconto de 5% (parcelar em cinco vezes, pode ter a chance de receber 5% de desconto(dependendo da placa).

Nos casos de pagamento à vista, o carro sendo 0km terá direito a desconto de 3% até o quinto dia após a cobrança. No entanto, não poderá parcelar para não perder o desconto.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Preciso declarar seguro de vida no Imposto de Renda?

Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…

30 minutos ago

“Contador Parceiro” ganha nova proposta com Sebrae e Conselho Federal

O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…

2 horas ago

Entenda mais sobre a Drex: moeda digital que promete revolucionar o sistema financeiro brasileiro

O Drex, versão digital do real regulamentada pelo Banco Central (Bacen), está prevista para ser implementada…

2 horas ago

Como fazer para definir o capital social do MEI?

Abrir um negócio exige uma série de cuidados e demanda algumas ações por parte do…

2 horas ago

Quem se tornará nanoempreendedor com a Reforma Tributária e o que acontece

A reforma tributária, aprovada no final de 2024, trouxe uma novidade que pode mudar a…

2 horas ago

Alerta geral para número de WhatsApp! Novos apps podem te banir

Se você já pensou em baixar uma versão modificada do WhatsApp, talvez seja hora de…

2 horas ago