Empresas do grupo:

Início » Qual a melhor hora de aumentar os honorários cobrados

Qual a melhor hora de aumentar os honorários cobrados

por Ricardo
5 minutos ler

No mercado da contabilidade é natural que exista uma relação de longo prazo entre empresários contábeis e clientes. E é durante esse tempo  que uma série de mudanças podem ocorrer em ambos os negócios, requerendo ajustes necessários para a continuidade desse relacionamento. 

Segundo Jhonny Martins, vice-presidente do SERAC,  hub de soluções corporativas, sendo referência nas áreas contábil, jurídica, educacional e de tecnologia, empreendedores costumam ser resilientes e é natural que muitos negócios que começam pequeno acabem crescendo ao longo dos anos, o que também gera mais complexidade do ponto de vista contábil. “ Se uma empresa cresce, aumentam as obrigações, os lançamentos, a quantidade de notas fiscais e a receita. É por isso que não dá para o empresário contábil continuar cobrando a mesma coisa que cobrava no início”, afirma. 

De acordo com o executivo, é fundamental haver um posicionamento por parte de quem faz a contabilidade, assim como organização e transparência. “É preciso que o contador mostre para o cliente o quanto ele cresceu ao longo do período em que têm essa parceria. Nada será mais justificável do que mostrar uma timesheet com a evolução do trabalho ao longo dos anos. Com isso, o empresário pode explicar a necessidade de reajustar de honorários e custos”, orienta. 

Para Jhonny Martins, é fundamental que o empresário contábil mantenha sua posição caso o cliente não queira pagar o valor justo. “Preço é posicionamento e confiança, portanto, se ele não aceitar o que foi colocado, não vai funcionar. É algo que não terá futuro. Esse é o momento  do contador optar por não continuar com esse cliente, pois é apenas escolhendo os clientes certos para o negócio que se torna possível estabelecer uma parceria sólida onde ambos vão prosperar”, finaliza. 

Confira quatro justificativas que podem ser usadas para aumentar os honorários cobrados na contabilidade:

Aumento da complexidade das operações: Se a empresa do cliente cresceu ou diversificou as operações, as atividades contábeis podem ter se tornado mais complexas. 

Mudanças na legislação: A legislação tributária e contábil está em constante mudança, e a adaptação a novas leis e regulamentações exige mais esforço, atualização e revisões nos processos.

Acréscimo de serviços: Se a empresa de contabilidade passou a oferecer serviços adicionais, como consultoria fiscal, planejamento tributário ou suporte em auditorias, é razoável ajustar os preços.

Inflação e custos operacionais: Com a inflação e o aumento dos custos como salários, tecnologia e despesas gerais, pode ser necessário reajustar o valor cobrado.

Sobre Jhonny Martins

Jhonny Martins é contador e advogado pela PUC-SP com especialização em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito Damásio de Jesus, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV-SP e MBA em Gestão Tributária pela USP. É vice-presidente do SERAC, um hub de soluções corporativas. Instagram @jhonnymartins

Sobre o SERAC:

O SERAC é um hub de soluções corporativas, sendo referência nas áreas contábil, jurídica, educacional e de tecnologia. Com quase 300 colaboradores atendemos mais de 3.000 clientes recorrentes presentes em 20 estados brasileiros, independentemente do porte ou opção tributária.

Entre seus clientes estão grandes marcas como XP Investimentos, G4 Educação, Óticas Diniz, Mundial Calçados e, também, empresários e personalidades da mídia, como Flávio Augusto, Thiago Nigro e Joel Jota, contando com equipe especializada no mercado digital. Instagram: @sou_serac ou pelo site souserac.com

Leave a Comment