O pagamento do PIS/Pasep 2020/2021 foi finalizado no dia 30 de junho, portanto os trabalhadores que não sacaram a quantia terão que esperar até o ano de 2022 para que o acesso seja liberado.
Em março deste ano, o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) deliberou que o pagamento do benefício será adiado para 2022.
Acompanhe o artigo e fique por dentro desse assunto.
Quando o trabalhador podia receber o Pis/Pasep, antes dessa nova regra de adiamento?
Antes dessa determinação, o benefício começava a ser pago no segundo semestre de um ano e terminava no primeiro semestre do ano seguinte. Com a nova regra, os valores calculados para o segundo semestre de 2021 passaram para 2022.
É importante lembrar, que o pagamento que será feito em 2022 será relativo ao ano-base 2020, portanto quem trabalhou com a Carteira de Trabalho e Previdência Social assinada no período de 30 dias ou 12 meses assegura o benefício.
Como esse adiamento pode ser explicado?
Houve um acordo entre a Controladoria Geral da União (CGU) e o Codefat, onde o calendário de 2021 teve que ser suspenso. O adiamento aconteceu para descarregar os cofres públicos. O Governo Federal teve muita dificuldade em fechar todas as contas e fazer o Orçamento de 2021, dentro do limite máximo de gastos. O adiamento desse benefício dos trabalhadores pode trazer uma economia de R$7,45 bilhões.
É importante destacar, que ainda não existe um calendário fixo determinando o pagamento do PIS/Pasep.
Como eram os pagamentos antes dessa nova regra?
Os trabalhadores recebiam conforme o mês de seu nascimento.
Quem trabalha no setor privado recebe o PIS e os servidores públicos recebem o Pasep.
Quem terá o direito de receber o benefício em 2022?
Para assegurar esse benefício, o trabalhador precisa cumprir os seguintes critérios:
- Ter o cadastro no PIS no mínimo há cinco anos;
- Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos no ano de 2020;
- Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, pelo período mínimo de 30 dias, seguidos ou não, em 2020;
- Ter os dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.
Como fazer a consulta do benefício?
Trabalhador do setor privado
Podem fazer a consulta, através do aplicativo Caixa Trabalhador, no site (www.caixa.gov.br/PIS), ou pelo telefone de atendimento da Caixa: 0800 726 0207.
Servidores públicos
Podem fazer a consulta pelos números de telefone da Central de Atendimento do Banco do Brasil:
4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas);
0800 729 0001 (demais cidades);
0800 729 0088 (deficientes auditivos).
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