Imagem por @leonidassantana / freepik
O salário mínimo é direito de todo o trabalhador que exerce alguma atividade com carteira assinada. Os empregados geralmente ficam em dúvida em relação a data correta de pagamento do salário.
De acordo com as regras trabalhistas, o empregado receberá o salário mínimo no 5° dia útil do mês subsequente ao vencimento. Também poderá ser fixada uma data mais favorável, para isso, será necessário existir um acordo, convenção ou dissídio coletivo.
Quando o trabalhador recebe comissão, gratificação ou porcentagens, a empresa poderá pagar após o 5° dia útil. O sábado é considerado dia útil para pagamento de salário.
O pagamento poderá ser feito durante o horário de trabalho ou após o horário de expediente do trabalhador.
A empresa precisa pagar o salário em dinheiro na moeda corrente, no entanto, a Lei 3.281/1994 do MTE permite que o pagamento também pode ser feito através de cheque ou por depósito bancário. Obedecendo disposições legais e o empregado tenha aceitado.
Nos casos em que o trabalhador não sabe ler e nem escrever, o salário deverá ser pago em dinheiro.
Nos casos em que o salário seja pago ao trabalhador em cheque, ele deverá ser emitido diretamente pelo empregador. O salário não pode ser pago com cheque de terceiros.
O pagamento em cheque exige ser num horário em que o colaborador possa descontar o cheque no mesmo dia.
O salário para ser depositado em conta bancária precisa ter a concordância do trabalhador. O pagamento deverá ser realizado através de uma conta salário.
Sendo o empregador o responsável em abrir a conta com a finalidade específica de efetuar o pagamento dos salários de seus funcionários.
Ela poderá ser usada exclusivamente para pagamento do salário mínimo. No entanto, o trabalhador desejando poderá pedir a portabilidade para uma outra conta bancária.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…