Eu tenho certeza que você já escutou por aí que todas as aposentadorias do INSS são baixas, ainda mais se for uma aposentadoria por idade. Até novembro de 2019, de fato essa era a realidade da maioria das aposentadorias por idade, mas essa não é a realidade atual.
O valor da aposentadoria está ligado, primeiramente, à média das contribuições que você fez desde julho de 1994, e, em segundo lugar, ao tempo total de contribuição que você possui. Quanto mais tempo de contribuição você tiver, maior é o percentual a que você tem direito na aposentadoria.
Não significa que é só ter tempo para ganhar mais. Se você contribuiu a vida inteira com o salário mínimo, não espere receber uma aposentadoria alta, pois ela será condizente com as suas contribuições ao longo da vida.
Agora, uma pessoa que sempre teve contribuições variando entre três salários, dois salários, e de repente contribuiu no teto, passando por algumas oscilações na sua vida previdenciária, isso vai refletir no cálculo da média da aposentadoria. É sobre essa média que calculamos o valor efetivo da aposentadoria.
Leia Também: Como emitir a Guia da Previdência no Meu INSS?
Cálculo da Média da Aposentadoria
Essa média é calculada a partir de julho de 1994, quando tivemos o Plano Real. Então, pegamos as contribuições desde julho de 1994 até o mês anterior à data em que se pede a aposentadoria para calcular essa média.
Temos que atualizar todas essas contribuições, e é aqui que aquelas pessoas que pagaram pelo teto a vida inteira não conseguem uma aposentadoria no teto. Quando atualizamos uma contribuição, ela infelizmente não alcança o teto atual.
Imagine o seu João, que pagou contribuição no teto lá nos anos 2000. Hoje, quando João vai se aposentar, precisamos atualizar essa contribuição dos anos 2000. Quando aplicamos o índice de reajuste, esse valor não alcança o teto de 2024. Por isso, mesmo uma pessoa que a vida inteira contribuiu no teto é praticamente impossível se aposentar com o teto, devido a essas atualizações.
Leia Também: Tenho 65 anos e nunca contribuí ao INSS. Tenho algum direito?
Valor da Aposentadoria por Idade
O percentual a que você tem direito está diretamente ligado ao tempo de contribuição para a previdência. Esse percentual começa em 60%, e você recebe um adicional de 2% a cada ano que a mulher excede 15 anos de contribuição e que o homem excede 20 anos de tempo de contribuição.
Mas e se a média for de um salário mínimo? Vai receber 60% de um salário mínimo? Não, porque existe uma proteção na nossa constituição que garante que essas aposentadorias não podem ficar em um valor inferior ao salário mínimo.
Uma mulher consegue se aposentar de forma integral tendo pelo menos 35 anos de tempo de contribuição, e um homem tendo pelo menos 40 anos de tempo de contribuição. Aumentando esses 2% ao ano, conseguem alcançar os 100%. Significa que todas as aposentadorias são ruins? Mais uma vez, não. Uma aposentadoria bem planejada, com um plano bem definido sobre quanto contribuir e como contribuir, é o que garante uma boa aposentadoria.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp