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Qualidade no trabalho: Saiba como perceber essa característica na sua empresa

por Esther Vasconcelos
5 minutos ler
Imagem por @monsterstudio / freepik

Conversar sobre qualidade sempre gera confusões de definições e isso é totalmente esperado, já que o significado de qualidade é relativo ao objeto tratado e à percepção de quem define. 

Como você explica o que é qualidade no trabalho? Como percebe essa qualidade no seu departamento, e no serviço dos colaboradores da empresa? Esse artigo é sobre tudo isso!

O que é qualidade?

Uma boa relação que podemos fazer para tornar o conceito de qualidade um pouco mais tangível no contexto que vamos tratar aqui é relacioná-lo com o conceito de excelência.

Pois aqui queremos falar sobre sucesso, e então, quando falamos sobre uma entrega de qualidade, não queremos dizer que foi entregue exatamente o esperado, mas que atendemos à expectativa do cliente.  

Quando falamos de uma entrega de qualidade queremos dizer que foi uma entrega com excelência, que encanta nossos clientes, supera suas expectativas e faz nascer um relacionamento de confiança. ,

É desse tipo de qualidade que queremos falar aqui. É essa qualidade que caminha lado a lado com o sucesso e nos faz ter destaque, que nos diferencia da camada mediana. 

Quando trabalhamos focados em ter uma atuação de excelência o sucesso é inerente, pois performance, resultado e satisfação do cliente irão fazer parte do dia a dia. 

É importante que o profissional que almeja sucesso faça da qualidade um conceito presente no seu dia a dia, sempre se questionando e fazendo a melhor entrega possível com os recursos que tem, no tempo que tem.  

Para os profissionais de RH e DP, pensar na qualidade pode ter até 3 focos: a qualidade da rotina do departamento, a qualidade dos serviços prestados aos colaboradores da empresa, e a qualidade da empresa para o consumidor final. Por isso, trouxemos nesse artigo toda a definição de qualidade e como alcançá-la.

Como ter qualidade no ambiente de trabalho

A qualidade precisa ser contagiosa dentro de uma organização e uma de suas maiores inimigas é a zona de conforto.

Quando almejo sucesso preciso que todos os processos que impactam no meu trabalho tenham o mesmo nível de qualidade, por isso, “fazer só o meu” não basta. Preciso exercer o lócus de controle e impactar positivamente todos os processos que estão a minha volta. 

Aquela velha frase que muitas vezes ficamos tentados a dizer “eu avisei que iria dar errado” precisa ser substituída por um pensamento que puxe a responsabilidade, faça todos entenderem que quando vejo o problema, ele também é meu, pois meu sucesso está ligado à excelência do meu trabalho, que é diretamente impactado por todos da organização.  

Uma das formas de evoluir com esse pensamento é aderir a grupos de normas técnicas que estabelecem modelos de gestão da qualidade para organizações e segurança da informação.

Exemplos dessas normas são as ISO 9001 e 27001 que, quando implementadas, fortalecem a atuação da empresa com o foco em excelência, como é o caso do Consignet, por exemplo, que possui ambas as certificações.

Conclusão: o segredo para avaliar a qualidade do trabalho

Imagine a situação: o comercial busca qualidade em seu trabalho, mas a equipe de desenvolvimento não está preocupada com isso e produziu um sistema com vários erros.

Você acha que o cliente irá separar as situações na hora de julgar a qualidade? Muito possivelmente ele não irá pensar de maneira separada, mas sim julgar o processo como um todo como de má qualidade. 

Um bom medidor para você aferir se seu trabalho foi feito com excelência e tem qualidade é o orgulho.

Você sente orgulho das suas entregas? Caso essa resposta seja positiva muito provavelmente suas entregas são de qualidade e você está traçando o caminho para o sucesso. 

Por Ana Letícia Feijó, Analista de Qualidade e Processos do Consignet

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