Imagem por @monsterstudio / freepik
Conversar sobre qualidade sempre gera confusões de definições e isso é totalmente esperado, já que o significado de qualidade é relativo ao objeto tratado e à percepção de quem define.
Como você explica o que é qualidade no trabalho? Como percebe essa qualidade no seu departamento, e no serviço dos colaboradores da empresa? Esse artigo é sobre tudo isso!
Uma boa relação que podemos fazer para tornar o conceito de qualidade um pouco mais tangível no contexto que vamos tratar aqui é relacioná-lo com o conceito de excelência.
Pois aqui queremos falar sobre sucesso, e então, quando falamos sobre uma entrega de qualidade, não queremos dizer que foi entregue exatamente o esperado, mas que atendemos à expectativa do cliente.
Quando falamos de uma entrega de qualidade queremos dizer que foi uma entrega com excelência, que encanta nossos clientes, supera suas expectativas e faz nascer um relacionamento de confiança. ,
É desse tipo de qualidade que queremos falar aqui. É essa qualidade que caminha lado a lado com o sucesso e nos faz ter destaque, que nos diferencia da camada mediana.
Quando trabalhamos focados em ter uma atuação de excelência o sucesso é inerente, pois performance, resultado e satisfação do cliente irão fazer parte do dia a dia.
É importante que o profissional que almeja sucesso faça da qualidade um conceito presente no seu dia a dia, sempre se questionando e fazendo a melhor entrega possível com os recursos que tem, no tempo que tem.
Para os profissionais de RH e DP, pensar na qualidade pode ter até 3 focos: a qualidade da rotina do departamento, a qualidade dos serviços prestados aos colaboradores da empresa, e a qualidade da empresa para o consumidor final. Por isso, trouxemos nesse artigo toda a definição de qualidade e como alcançá-la.
A qualidade precisa ser contagiosa dentro de uma organização e uma de suas maiores inimigas é a zona de conforto.
Quando almejo sucesso preciso que todos os processos que impactam no meu trabalho tenham o mesmo nível de qualidade, por isso, “fazer só o meu” não basta. Preciso exercer o lócus de controle e impactar positivamente todos os processos que estão a minha volta.
Aquela velha frase que muitas vezes ficamos tentados a dizer “eu avisei que iria dar errado” precisa ser substituída por um pensamento que puxe a responsabilidade, faça todos entenderem que quando vejo o problema, ele também é meu, pois meu sucesso está ligado à excelência do meu trabalho, que é diretamente impactado por todos da organização.
Uma das formas de evoluir com esse pensamento é aderir a grupos de normas técnicas que estabelecem modelos de gestão da qualidade para organizações e segurança da informação.
Exemplos dessas normas são as ISO 9001 e 27001 que, quando implementadas, fortalecem a atuação da empresa com o foco em excelência, como é o caso do Consignet, por exemplo, que possui ambas as certificações.
Imagine a situação: o comercial busca qualidade em seu trabalho, mas a equipe de desenvolvimento não está preocupada com isso e produziu um sistema com vários erros.
Você acha que o cliente irá separar as situações na hora de julgar a qualidade? Muito possivelmente ele não irá pensar de maneira separada, mas sim julgar o processo como um todo como de má qualidade.
Um bom medidor para você aferir se seu trabalho foi feito com excelência e tem qualidade é o orgulho.
Você sente orgulho das suas entregas? Caso essa resposta seja positiva muito provavelmente suas entregas são de qualidade e você está traçando o caminho para o sucesso.
Por Ana Letícia Feijó, Analista de Qualidade e Processos do Consignet
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Ao abrir o próprio negócio, muitas vezes o próprio empreendedor consegue ir tocando as coisas…
É muito comum que, em algumas organizações, os funcionários tenham a necessidade de se deslocar…
Demonstrações contábeis, ou demonstrações financeiras, são documentos que apresentam o fluxo contábil e financeiro de…
Neste domingo, dia 23 de fevereiro, no período compreendido entre 01:00 e 04:00, a recepção…
A inteligência artificial (IA) tem se mostrado uma força transformadora em diversos setores, e a…
A partir das 10 horas desta sexta-feira, dia 21, o lote residual de restituição do…