Fonte: gov.br
O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) aprovou uma resolução que mudou o calendário de pagamentos do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).
Através da resolução que foi recomendada pela Controladoria-Geral da União, os trabalhadores que deveriam receber o abono salarial de 2020 no segundo semestre deste ano, só terão acesso aos valores no ano que vem.
Nos últimos anos, o abono salarial começava a ser pago no segundo semestre de cada ano e só terminava de ser pago no final do primeiro semestre do ano seguinte, onde o cronograma de pagamentos obedecia o mês de nascimento do trabalhador do setor privado no caso do PIS, e conforme o último digital do NIS no caso do Pasep para servidores.
Com a nova resolução aprovada pelo Codefat, a partir de 2022 o abono salarial será pago sempre no primeiro semestre de cada ano, ou seja, entre os meses de janeiro e junho todos os trabalhadores que atendam aos requisitos do programa, receberão sua respectiva parcela.
O novo calendário de pagamentos está previsto para ser divulgado apenas em janeiro de 2022, quando a base de dados enviada pelos empregadores a partir de outubro de 2021 terminar de ser processada e a lista de beneficiários for concluída, assim os pagamentos do PIS/Pasep devem acontecer entre os meses de fevereiro e junho.
Um ponto que tem chamado atenção aos trabalhadores é a respeito do pagamento do abono salarial 2021, vale lembrar que o pagamento adiado este ano é referente a quem trabalhou em 2020, logo, como ficará no ano que vem com o pagamento do abono 2020 atrasado e o pagamento do abono para quem trabalhou esse ano?
A expectativa é que o pagamento dos dois anos seja acumulado e pago no ano que vem, porém, não se sabe ao certo como ocorrerá o pagamento referente ao exercício de trabalho em 2021, mas a grande expectativa de que os trabalhadores possam receber em 2020 o abono salarial 2020 e 2021.
Ainda conforme declaração de membros do governo, o adiamento do abono salarial não deve representar qualquer tipo de perda aos trabalhadores, então, será necessário aguardar a confirmação do governo para saber se de fato os trabalhadores receberão dois saques do PIS/Pasep em 2022.
Para ter direito, o trabalhador precisa:
Como consultar o saldo
No caso do PIS (trabalhador de empresa privada):
Por meio do aplicativo Caixa Trabalhador No site da caixa (www.caixa.gov.br/PIS), clique em “Consultar pagamento” Pelo telefone de atendimento da Caixa: 0800 726 0207
No caso do Pasep (servidor público):
Pelos telefones da central de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas); 0800 729 0001 (demais cidades) e 0800 729 0088 (deficientes auditivos).
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O Bloco H é uma etapa que faz parte da EFD (Escrituração Fiscal Digital) do…
O MEI é um regime tributário que surgiu para facilitar a formalização como empresa das…
A partir de hoje, segunda-feira (dia 24), dez mil agências dos Correios espalhadas por todo…
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…