Imagem por @dragonimages / freepik
No dia 10 de novembro de 2021, o governo federal publicou o decreto 10.854 que unificou mais de 1.000 normas trabalhistas em apenas 15.
Dentre as mudanças trazidas pelo decreto, um dos pontos que mais chamam a atenção diz respeito às novas regras do vale-alimentação e refeição.
As novas regras do vale-alimentação vão trazer impactos para absolutamente todos os trabalhadores que recebem o benefício, assim como para as empresas que oferecem o vale aos trabalhadores.
No entanto, como o decreto trouxe mudanças importantes para o vale-alimentação, foi determinado um prazo para que todas as empresas possam se adequar às novas exigências.
As novidades trazidas pelo decreto se resumem em três pontos específicos sendo eles:
Assim, a partir do novo decreto, todos os trabalhadores que recebem o vale-alimentação não precisaram usar o benefício somente nas redes conveniadas à bandeira do seu cartão.
Isso porque, todo e qualquer estabelecimento que receba o vale-alimentação deverá aceitar qualquer bandeira independente da rede conveniada.
A novidade trará inúmeras vantagens aos trabalhadores que terão agora milhares de novos estabelecimentos para a utilização do vale, podendo ir em um mercado ou restaurante mais próximo de sua casa, ou que tenham melhores preços.
Além disso, os trabalhadores poderão fazer a mortalidade do serviço de pagamento para outra bandeira de forma totalmente gratuita.
Infelizmente não! Até o momento, os trabalhadores ainda devem aguardar a adequação das empresas frente às novas regras definidas pelo decreto.
Isso porque o decreto estabeleceu um prazo de 18 meses para adequação a partir da data da publicação do mesmo, sendo assim, as tem 10 de maio de 2023 para se adequarem às novas mudanças e de fato beneficiar os trabalhadores.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Para existir a possibilidade do Microempreendedor Individual (MEI) conseguir receber o seguro-desemprego, ele precisa trabalhar…
O Carnaval está começando, sendo uma data comemorada em todo o Brasil, em alguns estados…
O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…
Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…
O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…
Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…