Imagem por @cesarvr / freepik
Dentre os temas que mais geram dúvidas aos trabalhadores, são as eventuais faltas ao trabalho, em especial, quando há descontos no salário e quando não. Em suma, a decisão de se ausentar das atividades laborais, é uma atitude que gera receios ao trabalhador, devido ao medo ligado a descontos no salário, advertências ou até mesmo a uma futura demissão.
É preciso enfatizar que isso até pode ocorrer, todavia, apenas sob algumas condições, a exemplos de faltas não justificadas ou que simplesmente não são consideradas razões pelas quais é permitido se ausentar. Além disso, também há os descontos de natureza obrigatória, como é o caso do IRPF e das contribuições do INSS.
Aliás, muitos podem não saber, mas há certas justificativas previstas na lei que permitem a falta no trabalho, sem que haja descontos remuneratórios, tampouco penalizações de maior calibre, como dispensas por justa causa.
Dito isso, para que você entenda quando é possível faltar ao trabalho com a consciência limpa, separamos neste artigo diversas situações em que o empregado não sofrerá perdas no salário ou qualquer outro prejuízo, quando se ausentar das atividades ligadas a empresa.
De acordo com artigo 473 do Decreto Lei nº 5.452 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), o cidadão não sofre nenhum tipo de penalidade quando se ausentar ao trabalho pelos seguintes motivos:
Dica Extra: Você conhece os seus direitos trabalhistas?
Já sentiu em algum momento que você pode estar sendo passado pra trás pelo seu chefe ou pela empresa que te induz a aceitar situações irregulares no trabalho?
Sua dúvida é a mesma de milhares de pessoas. Mas saiba que a partir de agora você terá resposta para todas as suas dúvidas trabalhistas e saberá absolutamente tudo o que acontece antes, durante e depois de uma relação trabalhista.
Se você quer garantir todos os seus direitos trabalhistas como FGTS, adicionais, horas extras, descontos e saber como se posicionar no seu emprego sem ser mais obrigado a passar por abusos e ainda entendendo tudo que pode e que não pode na sua jornada de trabalho, clique aqui e saiba como!
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…