Chamadas

Quando o saque do Abono PIS/Pasep será liberado aos trabalhadores? Entenda

Em decorrência das dificuldades do Governo Federal em manter a liberação do PIS/Pasep dentro do teto de gastos da união, será necessário adiar o abono referente ao ano-base, em 2021. É o que diz a Controladoria Geral da União. 

Assim sendo, quem trabalhou ao menos 30 dias em 2020 de carteira assinada, terá que aguardar até o ano que vem para sacar o seu abono salarial. Outra questão é a do PIS/Pasep referente aos meses trabalhados em 2021, que em tese devem ser pagos em 2022. 

Neste sentido, a expectativa é que ambos os abonos se acumulem e estejam liberados até o final de 2022. Contudo, ainda não se sabe ao certo como essa questão se desdobrará, devido ao adiamento do PIS/Pasep 2020. 

Diante disso, até então, é preciso aguardar até outubro, quando as informações referentes ao PIS/Pasep de 2020 serão repassadas aos trabalhadores. É estimado que o governo elabore um programa de pagamentos em janeiro de 2022, o qual deve ser liberado aos trabalhadores em fevereiro. 

Regras do abono PIS/Pasep

Para possuir o direito de receber o abono salarial, é necessário que os trabalhadores cumpram alguns requisitos: 

  • Possuir cadastro no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos;
  • Ter trabalhado ao menos 30 dias de carteira assinada durante o ano-base;
  • Ter recebido uma remuneração igual ou inferior a dois salários mínimos durante o ano-base;
  • Ter seus dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Lembrando que o abono PIS/Pasep é comumente disponibilizado aos trabalhadores que atendem as condições acima, anualmente, pago no teto de um salário mínimo (R$ 1.100 em 2021).  

Além disso, o saque possui diferenças conforme o perfil do trabalhador, no caso, se ele é um empregado da iniciativa privada ou um servidor público. Confira essa questão nos tópicos a seguir. 

Abono PIS/Pasep, onde sacar?

Empregados da iniciativa privada podem realizar o resgate do abono nos caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal ou em unidades lotéricas, caso o indivíduo já seja cliente do banco. 

Se assim não for, o saque poderá ser realizado nas agências da Caixa, onde deverá ser apresentado o cartão cidadão informando o PIS e um documento de identificação oficial. 

Já no caso de servidores públicos, para resgatar os rendimentos referentes ao Pasep, será necessário se dirigir à alguma agência física do Banco do Brasil (BB). 

Onde consultar o PIS/Pasep?

Trabalhadores que desejam saber o saldo presente no PIS/Pasep, podem realizar a consulta nos seguintes canais, conforme o respectivo perfil: 

Empregados da Iniciativa privada: podem realizar a consulta no site da caixa, ou através da central de atendimento do banco, ligando no número 0800 726 0207. 

Servidores públicos: para este grupo basta realizar a consulta nas centrais de atendimento do BB, ligando: 4004 -0001 (Capitais e regiões metropolitanas); 0800 729 0001 (demais localidades);  0800 729 0088 (Deficientes auditivos ou de fala).

Lucas Machado

Estudante de psicologia, sempre foi apaixonado pela escrita e encontrou no Jornal Contábil a oportunidade de escrever sobre temas que sempre teve interesse.

Recent Posts

Encerrou seu MEI nos primeiros meses de 2025? Veja as suas obrigações!

Se você encerrou seu Microempreendedor Individual (MEI) neste começo de 2025 e está com dúvidas…

19 minutos ago

Alerta! 7 erros que precisam ser evitados na contabilidade da empresa

Os processos contábeis movimentam inúmeras informações e demandam muitas operações burocráticas dentro das organizações. Qualquer…

3 horas ago

3 categorias de documentos necessários para declarar IR 2025

No mês de março, a Receita Federal deverá comunicar todos os detalhes para a declaração…

3 horas ago

Calendário de Pagamento INSS Março/Abril 2025: Todas as Datas e Informações

A partir de 25 de março de 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)…

5 horas ago

Reforma Tributária: Lei Complementar traz nova regra, gerando maior complexidade ao novo modelo

A Reforma Tributária, com a promulgação da Lei Complementar nº 214/2025, introduziu mudanças significativas no…

5 horas ago

Síndicos e condomínios precisam declarar Imposto de Renda?

O período de envio das declarações de imposto de renda 2025 ainda nem começou. Mas…

5 horas ago