Imagem por Alberto Chagas / Alamy Stock Photo
Mais três pagamentos da segunda parcela do auxílio emergencial serão liberados até o próximo domingo, 30, mas os beneficiários ainda não podem sacar ou transferir o dinheiro.
Isso porque o calendário de pagamentos está dividido em duas etapas: na primeira o dinheiro é depositado na poupança digital e fica disponível somente para pagamento de contas e para compras realizadas com cartão virtual através do Caixa Tem.
Na segunda etapa, os beneficiários podem fazer o saque conforme as datas estabelecidas pela Caixa Econômica Federal. A medida, segundo a gestora, pretende evitar a aglomeração nas agências e lotéricas.
Diante disso, você deve estar se perguntando quando será possível sacar o dinheiro, desta forma, continue conosco e veja os prazos e formas de ter acesso ao auxílio emergencial.
Conforme falamos acima, os pagamentos do auxílio são feitos em duas etapas. Então, os primeiros a terem o saque liberado serão os nascidos em janeiro que receberam o dinheiro no dia 16.
Para este grupo, o valor pode ser sacado ou transferido no dia 31. Veja como ficaram as demais datas para o saque:
Nascidos em fevereiro:
Nascidos em março:
Nascidos em abril:
Nascidos em maio:
Nascidos em junho:
Nascidos em julho:
Nascidos em agosto:
Nascidos em setembro:
Nascidos em outubro:
Nascidos em novembro:
Nascidos em dezembro:
É importante lembrar que a liberação do saque não se aplica àqueles que recebem o Bolsa Família. Neste caso, os beneficiários têm acesso ao dinheiro na mesma data do depósito.
Para isso, basta acessar o Caixa Tem ou fazer o saque nas loterias utilizando o cartão do Bolsa Família na data de pagamento que é feito conforme o dígito final do NIS (Número de Identificação Social).
Uma alternativa para utilizar o auxílio emergencial antes do prazo de liberação do saque, é por meio da transferência para outra conta do beneficiário.
Isso é possível utilizando um boleto como se estivesse fazendo um pagamento online e pode ser realizado através dos aplicativos disponibilizados pelas agências bancárias ou fintechs.
Assim, basta criar um boleto com o valor desejado e pagá-lo utilizando o Caixa Tem. O limite é determinado pelo valor da parcela que o beneficiário recebe, visto que nesta rodada de pagamentos as parcelas pagas ficaram da seguinte maneira:
Outra opção é utilizar o cartão de débito para o pagamento, além do QR Code. Para isso, é necessário buscar pela opção “depositar dinheiro com cartão”. Vale ressaltar que essas operações são legais e autorizadas pelo Banco Central.
Diante de tantas facilidades, os beneficiários também devem ficar atentos ao ataque de golpistas. Por isso, veja algumas dicas para evitar essa situação:
Por Samara Arruda
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O Carnaval está chegando e, com ele, surge a dúvida: o que vai abrir e…
Você sabia que a Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas para mais…
Você já deve ter percebido como o Google Maps é útil, né? Ele ajuda a…
Se você está de olho em oportunidades no setor público e tem formação em contabilidade…
A resposta para essa pergunta pode surpreender quem pensa que escritórios de contabilidade não têm…
O texto da proposta de emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da jornada…